Apesar das investigações da Operação Leite Compen$ado, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) voltou atrás nesta segunda-feira (27) e não confirmou a suspensão do produto captado pela Cooperativa Central de Captação de Leite – Coopleite – que integra a merenda escolar das escolas estaduais do Núcleo Regional de Londrina. O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul apura a adulteração do leite com adição de água, ureia e formol.
Na última sexta-feira (24), a Seed havia informado ao Portal Bonde que o leite investigado, distribuído pela Confepar, estava suspenso até o resultado das amostras coletadas. "A distribuição de leite da Coopleite está suspensa até que se tenha o resultado das análises solicitadas à ANVISA Estadual por esta Secretaria", informou a assessoria de imprensa da Seed.
"A posição da Secretaria Estadual de Educação sobre a distribuição do leite da Coopleite é de suspender a entrega até que se tenha os resultados das análises solicitadas à Secretaria Estadual de Saúde, e em caso de resultados positivos, tomar as medidas cabíveis", acrescentou na última sexta-feira (24).
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
No entanto, a Secretaria divulgou no início da tarde desta segunda-feira (27) que a retirada do leite investigado da merenda escolar só será confirmada após a resposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Ainda não houve decisão de suspender o fornecimento do leite da Coopleite. A medida só será tomada após resultado das análises solicitadas à Secretaria Estadual de Saúde, previsto para esta semana", afirma em nota enviada à imprensa.
A Seed ainda esclarece que "na programação da merenda desta semana não haverá fornecimento de leite, conforme o calendário escolar." Procurada pela reportagem, a Seed explicou que nenhuma marca de leite será distribuída por uma questão de "logística" já prevista no planejamento anual. Além disso, a Secretaria informou que aguarda o resultado das amostras até quarta-feira (29).