O Ministério Público do Paraná propôs, na última semana, ação civil pública de proteção ao meio ambiente, com pedido de liminar, contra uma empresa. Em março deste ano o promotor de Justiça Wagner Veloso Hultmann instaurou um inquérito civil público para apurar suposta poluição hídrica causada pela Nutripar Ltda. Durante as investigações, a Promotoria constatou que a empresa gerava, também, poluição atmosférica, causando mal estar em grande parte dos moradores do município.
De acordo com a ação, moradores da cidade relataram que "quando [...] começa a chover a empresa Nutripar larga todo o lixo recolhido no rio, por exemplo, resíduos de frigorífico, sangue, vísceras, ossos, gorduras, alimentos vencidos".
O MP-PR requer a concessão de liminar da Justiça determinando que a empresa não possa lançar ao meio ambiente nenhum material, sólido ou líquido, principalmente no Rio Lageado Grande e proximidades.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Além disso, requer que a empresa cumpra todas as condições impostas pelo Instituto Ambiental do Paraná e que a Nutripar Ltda. seja condenada a pagar indenização, por danos ambientais coletivos, materiais e morais, causados à população de Dois Vizinhos.