Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Empresário ainda não sabe como lidar com a Web

(TheIndustryStandard)
28 mai 2001 às 18:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As empresas brasileiras consideram importante usar a internet como meio para fechar negócios, mas ainda não sabem o caminho para alcançar o sucesso na rede. Um dos motivos que atravanca esse avanço é o conjunto de más notícias em relação ao mercado de internet – 56% dos empresários ainda estão inseguros com o meio. As conclusões são de uma pesquisa da E-Consulting Corp. feita com 175 empresários em todo o país.

O estudo é consequência de outro, publicado com exclusividade pela The Industry Standard Brasil, em janeiro, que mostrava que apenas 9% das empresas brasileiras tinham um plano estruturado de internet para ser implantado em um ano e meio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Mas, desta vez, a pesquisa foi feita para entender o comportamento do empresário. “No mesmo universo da outra pesquisa, colocamos questões mais emocionais. Foi uma análise crítica sobre o status da internet, na qual medimos como está o humor no mercado.”, afirma Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia da E-Consulting.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo

Os resultados da pesquisa ainda refletem o barulho causado pela internet no ano passado. Se 18% dos empresários dizem que estão enjoados da rede é porque ouvem as más notícias – demissões, reduções e cortes nos investimentos das empresas pontocom – e as assimilam como negativas para seu próprio negócio.

Publicidade

Veja a seguir os resultados consolidados da pesquisa da E-Consulting:

Entende a internet e seus efeitos nos negócios – 73% das respostas. “Entender a internet” pode ter vários significados, de usar e-mail e navegar ocasionalmente a ter um filho que use a rede e fale para o pai que é importante.

Publicidade

Gosta da internet – 59%. Aqui, o empresário navega, tem seu próprio site e sabe que seus concorrentes já estão na Web, explica Domeneghetti.

Sente-se confortável com a internet – 54%. Nesse caso, a rede já faz parte da vida do empresário. Se tornou um complemento. Apesar de subutilizada.

Publicidade

É incentivador da internet em sua empresa (ativamente) – 84%. A empresa pode oferecer pontos de acesso e contas de e-mail aos funcionários, mas o empresário também pode falar diretamente sobre a importância da internet para os funcionários.

Se envolve diretamente nas questões de internet – 34%. Além de incentivar os funcionários, participa do processo, falando com provedores e seu gerente de TI e planejando o futuro da empresa.

Publicidade

Utiliza a internet como ferramenta de trabalho e pesquisa – 66%.

Considera a internet fundamental para o futuro da empresa – 96%. O futuro, no caso, é daqui a três ou cinco anos, quando o mercado estiver consolidado.

Publicidade

Investe ou tem propensão para investir em internet este ano (e-mail, website e funções básicas) – 77% das respostas. Tem ou quer ter um site para a empresa, com e-mail para os funcionários, e até pensa em aderir ao B2B.

Está cético com internet para sua empresa – 16%. São aqueles que representam os reflexos negativos das más notícias no mundo pontocom.

Publicidade

Não considera a internet importante agora para sua empresa (mesmo que esteja investindo nela) – 22%.

Pode até ter um site, mas não considera o momento importante devido à situação do mercado.
Está confuso em relação à real necessidade de levar sua empresa à internet – 29%.

Não sabe com certeza por onde começar a levar sua empresa à internet – 57%.

Está inseguro com a internet (em razão do noticiário sobre o assunto) – 56%.

Está “enjoado” do assunto – 18% das respostas.

A pesquisa do E-Consulting Corp foi realizada em todo o país no mês de março, com 175 pequenas e médias empresas nacionais. A grande maioria, 86% delas, fatura entre 10 milhões de reais e 100 milhões de reais por ano. O Estado de São Paulo representa cerca de 40% do total das companhias consultadas.

Domeneghetti avalia que o resultado desse levantamento tenha validade até o meio do ano. O motivo é que, a partir do segundo semestre, os investimentos em internet feitos no início de 2001 pelas grandes corporações – com faturamento acima de 100 milhões de reais – devem começar a refletir nas pequenas e médias empresas. E é nelas que os investimentos em tecnologia da informação dependem não só do dinheiro, mas do humor do empresário – que espera-se, melhore.

< Leia mais>Aimster recebe o mesmo tratamento do Napster


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo