Várias famílias que moram próximas às áreas ribeirinhas, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, passaram o dia de Natal recuperando seus pertences de uma enchente ocorrida no domingo à tarde. A chuva durou cerca de duas horas e o volume de água foi suficiente para inundar as casas nas proximidades do Rio Palmital que atravessa os bairros de Vila Liberdade e Vila Zumbi.
As chuvas prejudicaram a noite de Natal dessas famílias. Em algumas casas, que pertencem a uma área de invasão, a enxurrada chegou a um metro de altura e derrubou paredes. As famílias perderam móveis e roupas. Na casa de dona Antonia Jamira dos Santos, a água subiu cerca de 30 centímetros dentro de casa e mais de meio metro fora.
Ela mora nas proximidades do Rio Atuba, em Colombo, que também provocou enchentes. Segundo Jamira, ela teve que levantar os móveis às pressas e salvou o que pode, porque a água subiu muito rápido, contou. O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas não foram registrados casos graves.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Dona Antonia passou a noite de Natal levantando móveis e roupas, numa tentativa de salvá-los da enxurrada. Ontem, dispensou o almoço de Natal na casa de parentes para ficar lavando roupa e limpando a casa da sujeira que a água deixou.
A moradora se queixou do acúmulo de lixo no esgoto, que provocou a inundação das casas. Como a tubulação estava entupida de sujeira, "a água não passava e voltava para dentro das casas", lamentou.
No meio da tarde de ontem voltou a chover em Curitiba e região metropolitana. Apesar da chuva forte que durou cerca de uma hora, nenhuma ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros.