Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Espirais de madeira revelam a história da arquitetura curitibana

Redação - Bonde
05 mar 2002 às 14:54
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A editora Studio Nobel lançou esta semana o livro "Espirais de Madeira: uma História da arquitetura de Curitiba, do arquiteto Irã Taborda Dudeque". A obra tenta compreender o papel da arquitetura no processo de afirmação cultural, política e econômica que Curitiba de 1920 a 1990.

A narrativa do autor parte de um conjunto de idéias literárias e artísticas (que formariam um quadro de referências simbólicas), e acompanha os desenvolvimentos destas idéias na política, na economia e na arquitetura. "Assim, a arquitetura de Curitiba serviu como um corpo documental para tentar aclarar e compreender as pessoas que fizeram e fazem a cidade de Curitiba e, por conseguinte, o Estado do Paraná e o Brasil", descreve Irã Dudeque. "A pretensão é que, entendendo-se esse processo histórico, fique mais claro o valor cultural da arquitetura produzida, ao mesmo tempo que se possa entender algumas das razões que levaram ao reconhecimento dos arquitetos por parte de uma sociedade", explica o autor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Nascido em 1968, Irã Taborda Dudeque é arquiteto e urbanista (PUC-PR,1994), historiador (UFPR, 1992), mestre em arquitetura (FAUUSP, 2000) e doutorando (FAUUSP). Professor do curso de Arquitetura & Urbanismo da PUC-PR e da UNICENP, é autor do livro "Cidades Sem Véus – doenças, poder e desenhos urbanos" (Champagnat, 1995).

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais 1,5 mil casos

Confira dicas de como evitar engasgos de bebês e crianças

Imagem de destaque
Pela primeira vez

IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno

Imagem de destaque
Nova aposta do pop?

Conheça Giana Altahus, cantora paranaense com milhões de seguidores no TikTok

Imagem de destaque
60 vagas

Ministério da Educação aprova curso de Medicina no Honpar em Arapongas

O livro é resultado de projeto realizado pela Olaria Projetos de Arte e Educação incentivado pela Siemens através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, resultado de pesquisa realizada pelo programa de pós-graduação da FAUUSP, com apoio da FAPESP e distribuição da Editora Studio Nobel. Foram produzidos três mil exemplares e parte desta tiragem está sendo destinada à doação para bibliotecas, escolas de arte, universidades e outras entidades. O livro tem 440 páginas em papel couchê e o preço sugerido é de R$ 45.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade