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Oito linhas de ônibus

Estudo propõe quatro terminais de transporte coletivo urbano em Cambé

Redação Bonde com Prefeitura de Cambé
01 nov 2023 às 17:12
- Divulgação/Prefeitura de Cambé
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A Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) realizou uma audiência pública, na Câmara de Vereadores, nesta semana, para apresentar proposta de um novo sistema de transporte público coletivo no município. De acordo com o projeto básico desenvolvido pelo Itedes (Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social), o sistema propõe a utilização de quatro terminais, contando com o Central e também o Rodoviário, além da construção de um terminal na região do Ana Rosa e um outro denominado Terminal Sul, próximo ao Centro Esportivo do Castelo Branco. Os quatro terminais comportariam a rede com oito linhas municipais.


São elas: Linha 1 Norte, da região central para o Cambé IV, Cristal e Jardim Europa; Linha 2 Ulysses, da região central para o Cambé III, Nova Cambé e Ulysses Guimarães; Linha 3 Ana Rosa, entre terminais Central e Ana Rosa, contemplando também Tupi e Monte Alto, e com linha complementar entre Santa Casa e Parque Industrial em horários de pico; Linha 4 Centro, para as regiões central, do Cambé II e Vila Brasil, com linha via Bratislava em horários de pico; Linha 5 Silvino, para as regiões do Silvino, Ana Alisa e Santo Amaro; Linha 6 Campos Verdes, para as regiões do Campos Verdes, Ecoville e Vila Itália; Linha 7 Esperança, ligando terminais Sul e Central, pelo São Paulo e Esperança; e Linha 8 Rodovia, passando também por Parque Residencial Manella e região Sul.

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Ao todo, estão previstos 2 mil quilômetros por dia útil em 193 viagens, 56 mil quilômetros por mês, com 70% do fluxo aos sábados e 50% aos domingos. De acordo com o estudo, os objetivos do novo sistema são reforçar a circulação entre Centro e região Norte, aumentar o movimento na região Sul, e conectar todo o município com maior frequência, maior cobertura, confiabilidade de horários e com custo sem aumentos abusivos de tarifa.

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O estudo também identificou que mesmo Londrina ainda sendo o principal destino, existe muita demanda de circulação interna entre bairros e que a maioria das pessoas nas linhas municipais têm benefício da gratuidade.

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Em estudo desde 2022


Desde o último ano, o município vem promovendo estudos sobre o assunto, uma exigência do Ministério Público que entende que Cambé deve abrir uma licitação para regularizar o sistema de transporte coletivo. Para isso, foi contratado o Itedes, que desenvolveu o projeto básico através de pesquisas de acompanhamento de linhas atuais e satisfação do usuário, visando uma proposta de sistema interno, avançado e melhor.


Felipe Santana, arquiteto e urbanista do Itedes, explicou os próximos passos do projeto. “Estamos em uma fase agora de discussão com o corpo técnico do Itedes e também em comunicação com a Secretaria de Trânsito. A audiência foi muito útil para entender ainda mais as demandas, validar se a proposta que estamos fazendo é compatível com o que a população espera, e também alinhar essas questões políticas e técnicas que são necessárias para poder montar os documentos e lançar a licitação."


Dentre os representantes da comunidade, estava Bernardete Franco, presidente dos bairros Tarobá e Casa Grande, que destacou o espaço aberto para diálogo em um projeto tão importante e fundamental para a população. “Quando me falaram sobre a audiência pública eu pensei que tinha que vir e participar. É um assunto que interfere diretamente na minha vida, no cotidiano do meu bairro e precisava entender melhor o que acontece aqui para garantir que tenha melhorias também para eles lá. Todo mundo participou, deu sua opinião e em uma coisa séria. Achei gratificante ter esse espaço para dar meu ponto de vista e contribuir para que saia algo bom para todos”, concluiu.


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