Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
450 mil multas

Excesso de velocidade é a infração de trânsito mais cometida no Paraná

Redação Bonde com assessoria de imprensa
05 set 2014 às 14:52

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dirigir acima do limite de velocidade ainda aparece no topo da lista entre as infrações mais cometidas por motoristas paranaenses. Na próxima terça-feira (9) é comemorado o Dia da Velocidade e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta os motoristas sobre os perigos e consequências de ultrapassar os limites estabelecidos em vias públicas.

No primeiro semestre deste ano, 450.301 multas foram emitidas em todo o Estado para motoristas que dirigiram acima da velocidade permitida. O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) prevê este tipo de infração no art. 218 em três incisos. Somadas, as três possibilidades representam 31% de todas as infrações cometidas no Paraná nos primeiros seis meses deste ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A situação que ocorre com maior frequência é transitar com a velocidade superior à máxima em até 20%. A infração representa 25% do total e aparece como recordista entre todas as outras, com mais do que o dobro de autos de infração do que a segunda da lista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


A segunda mais recorrente entre os paranaenses é transitar com a velocidade superior à máxima em mais de 20% até 50% (considerada grave, com 5 pontos na CNH e multa de R$ 127,69).

Publicidade


A terceira possibilidade – que gera suspensão direta da Carteira Nacional de Habilitação - é transitar com a velocidade superior à máxima em mais de 50% (considerada gravíssima, com 7 pontos na CNH e multa de R$ 191,54). No primeiro semestre deste ano 4.651 motoristas tiveram a habilitação suspensa no estado devido a esta situação.


Capital

Publicidade


Os dados apresentados em Curitiba são semelhantes aos do Estado. Transitar com velocidade superior à máxima em até 20% somam 121.940 autos de infração emitidos nos primeiros seis meses de 2014 e representam 24% do total. Juntas, as três situações de infração por excesso de velocidade chegam a 27% do total.


Acidentes

Publicidade


Quanto maior a velocidade maior será o tempo de reação do condutor. A percepção de reação varia entre os motoristas de acordo com a idade e varia entre 0,75s a 0,95. Em uma situação a 100 km/h, com uma motocicleta, o tempo de reação chegaria a 14 m até ao acionamento dos freios.


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados no Manual de Segurança para Pedestres, revelam que as probabilidades de uma pessoa sobreviver a um atropelamento se tornam ligeiramente mais baixas a partir de um impacto a 50 km/h.

De acordo com o estudo, um aumento de 5% na velocidade média leva a um aumento de cerca de 10% nas colisões com lesões e de 20% nas colisões fatais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo