Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entre 1980 e 2010

Expectativa de vida cresce 11,3 anos no Paraná

Rodrigo Batista - Redação Bonde
02 ago 2013 às 15:42

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além de ter apresentado melhora na taxa de mortalidade infantil, o Paraná também cresceu na expectativa de vida ao nascer no período de 1980 a 2010, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 30 anos, houve crescimento de 11.3 anos na expectativa de vida do paranaense.

Ao nascer, em 1980, os paranaenses tinham uma esperança de vida de 64 anos. O cenário em trinta anos mudou para uma taxa de 75,3 anos, sendo o Paraná o sétimo estado brasileiro no ranking nacional, mesma colocação de 30 anos atrás.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O crescimento foi o maior registrado entre os estados do Sul do Brasil, mas não o suficiente para que o Paraná continuasse com a menor expectativa de vida da região, na comparação com Santa Catarina (melhor estado do Brasil, com 76,8 anos) e Rio Grande do Sul (em quarto lugar, com 75,9 anos).

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


O Paraná ainda está atrás do Distrito Federal (76,2), São Paulo (76,0), Espírito Santo (75,6) e Minas Gerais (75,4). A média nacional é de 73,76 anos de expectativa de vida.

Publicidade


Gênero - assim como em todos os estados brasileiros, no Paraná as mulheres aparecem à frente dos homens na esperança de vida. Em 2010, segundo o IBGE, enquanto elas viviam até 78,3 anos, eles tem esperança de vida de 72,0 anos.


Melhoria na renda - de acordo com o professor e economista da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Wilson Mendes do Valle, com aumento da renda per capita, que também evoluiu nos últimos 30 anos, a população no Paraná teve mais acesso a alimentação, serviços de saúde e medicamentos. "Isso altera o modo de vida das pessoas", diz.


A discrepância que ainda existe entre os demais estados do Sul e o Paraná se reflete por causa de questões pontuais características de cada estado, segundo o professor. Ele explica que, em comparação a Santa Catarina, o estado vizinho não possui grandes centros urbanos. "Como a população está em pequenas cidades e o padrão cultural é diferenciado, isso infuencia para que o estado extrapole os indicadores".

Com a falta de infraestrutura em outras em algumas regiões do Paraná, o estado ainda fica atrás do Rio Grande do Sul, segundo o professor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo