Um homem de 27 anos, suspeito de se passar por policial, foi preso no final da tarde de segunda-feira (13), pela equipe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). A prisão aconteceu no centro de Curitiba, em cumprimento a um mandado de prisão por falsidade ideológica.
Os policiais chegaram até o suspeito através de uma denúncia anônima, relatando que o homem se apresentava para a população como policial e fazia diversas ameaças para moradores e comerciantes da região central.
No momento da prisão, a equipe encontrou em posse do homem duas carteiras com emblemas da Polícia Militar e da Polícia do Exército, além de uma pistola de Airsoft e três carregadores.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Segundo informações policiais, em 2014 o suspeito foi detido outras duas vezes em circunstâncias semelhantes – passando-se por policial – a que foi preso agora, ambas em posse de simulacro e carteira com emblema policial falsa. A equipe levantou ainda que, em 2014, o homem também foi preso passando-se por padre, inclusive celebrando missas em diversas paróquias do Brasil.
O delegado-titular do Cope, Rodrigo Brown, ressalta que investigações serão realizadas para averiguar a razão das ameaças proferidas pelo suspeito contra comerciantes e moradores da região, bem como verificar se houve algum dano para as vítimas.
O homem responderá por falsidade ideológica e está detido no Setor de Carceragem Temporária (Secat) do Cope, onde aguarda à disposição da Justiça. Se condenado, poderá pegar de um a cinco anos de reclusão.