A frente fria que avança pelo extremo Sul do país reforça a ocorrência de chuva forte em toda a região durante esta quinta-feira (26). O meteorologista Cesar Duquia, do Instituto Tecnológico Simepar, informou que um aglomerado de nuvens formado na Argentina se desloca para a Região Sul, atingindo principalmente o Rio Grande do Sul. A fronteira oeste deve ser a mais atingida.
"Pela manhã ventos de até 70 quilômetros por hora já atingiram a região e à tarde a situação pode ser ainda mais crítica", alerta. No Paraná deve chover à tarde. "O estado deve ser atingido por ventos e tempestades, porém em pontos isolados", afirmou o meteorologista.
No Rio Grande do Sul, até agora a Defesa Civil enviou aos municípios atingidos pelos temporais no estado 3.840 cestas básicas, 50.440 telhas, 650 kits de limpeza, e 1.870 kits com colchões, cobertores, travesseiros e lençóis. Oito pessoas morreram e 52 cidades gaúchas decretaram situação de emergência devido às chuvas dos últimos dias.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Ontem (25), a região de Progresso foi atingida por uma tempestade, causando prejuízos incalculáveis, na avaliação da Defesa Civil. A velocidade do vento ultrapassou os 100 quilômetros por hora. Várias casas foram destelhadas e árvores foram arrancadas e retorcidas pela força do vento. Um pavilhão de mil metros quadrados teve a cobertura arrancada. Apesar da força do vento, não houve registro de feridos com gravidade.
No estado, 10.996 pessoas estão desalojadas, 4.126, desabrigadas e 12.332 residências foram danificadas pelas chuvas.