O inverno está se despedindo dos paranaenses com dias de frio intenso, temperaturas negativas e geadas. Por conta de uma massa de ar polar que chegou no final de semana ao Estado, as temperaturas despencaram em todas as regiões do Paraná. Nesta segunda-feira, a temperatura mais baixa foi registrada em Palmas (Região Sul). Os termômetros marcaram 2,2 graus negativos. A previsão é de que a partir de quarta-feira comece a esquentar.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) houve geada na Região Metropolitana de Curitiba e nas regiões Sul, Sudoeste e Central do Estado. A previsão para hoje é que também ocorram geadas nestas regiões, incluindo a Capital.
Em União da Vitória (Sul) e em Entre Rios (Região Central), a mínima ontem foi de 1,1 grau negativo. Em Pato Branco (Sudoeste) os termômetros registraram zero grau. Em Ponta Grossa (Campos Gerais) e Guarapuava (Região Central), a mínima foi de zero grau. Em Curitiba, as temperaturas oscilaram entre dois e 16 graus.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Na Região Oeste (em Foz do Iguaçu e Cascavel), a mínima chegou a dois graus. Em Londrina, Maringá e Umuarama (Região Norte), as temperaturas variaram entre cinco e 18 graus.
Nesta terça-feira, os termomêtros devem oscilar entre dois e 17 graus em Palmas, Curitiba, Pato Branco, Ponta Grossa e Guarapuava. Em Londrina, a mímina deve ser de oito graus e pode chegar a cinco graus na Região Oeste.
"Apesar da primavera começar oficialmente daqui há quatro dias - no próximo dia 22, às 20 horas - as temperaturas caíram bruscamente porque as massas de ar frio empurram rapidamente as massas de ar quente para o oceano. Já para as temperaturas subirem, o processo é inverso. É mais demorado, porque a elevação é lenta e gradativa. Por isso, só deve esquentar a partir de amanhã", explicou o meteorologista do Simepar, Tarcízio da Costa.