Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Incompatibilidade

Gaeco pede mudança no comando da Secretaria de Segurança

Redação Bonde
30 ago 2013 às 14:01

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) solicitou ao Conselho Superior do Ministério Público do Paraná (MPPR) a suspensão da autorização concedida ao procurador Cid Vasques para atuar como secretário estadual de Segurança Pública. O argumento seria uma incompatibilidade entre as instituições, uma vez que o secretário estaria "obstruindo ações do órgão".
Caso o pedido seja acatado, Vasques teria que deixar o cargo no governo ou abrir mão da carreira no MPPR. O Gaeco informou, por meio de nota, que a decisão se trata de um "procedimento interno" e que, por isso, não prestaria mais esclarecimentos.

"Entretanto, em razão da divulgação, pelo secretário, de argumentos que reputa falaciosos, o Gaeco ressalta que é inaceitável a retirada unilateral e compulsória de policiais que atuam no Grupo. A justificativa de que a mudança dos quadros proporcionaria oportunidades de experiência a outros policiais e de disseminação do que foi aprendido a outros colegas de corporação não corresponde aos fatos que têm sido registrados", diz trecho do documento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o órgão, policiais que saem do Grupo são, invariavelmente, designados para executar funções em que a experiência anterior não é levada em conta. "Além de não trazer benefícios significativos à Polícia, que tem muitos outros quadros para as atividades convencionais, essas mudanças inviabilizariam o trabalho do Gaeco, quebrando a continuidade de investigações importantes e impedindo o início de outras, vez que os policiais que sairiam não teriam tempo de finalizar determinados trabalhos".

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) afirmou que Vasques ainda não foi notificado oficialmente pelo MPPR e que só depois disso vai se manifestar sobre o assunto.

Em 2004, o então secretário de Segurança Luiz Fernando Delazari passou por situação semelhante. Para assumir a pasta, ele conseguiu uma licença, que foi renovada por dois anos consecutivos, em 2005 e 2006. Entretanto, em 2007 a licença não foi prorrogada e ele pediu exoneração do quadro do MPPR para se manter à frente da Sesp até abril de 2010. (Com informações do repórter Rubens Chueire Jr., da Folha de Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo