O governador do Paraná, Beto Richa, assinou nesta sexta-feira (10), durante o evento de comemoração dos 158 anos da Polícia Militar do Estado, em Curitiba, decreto autorizando a abertura de concurso público para a contratação de 5.664 oficiais. Serão 4.445 vagas para policiais militares, 819 para bombeiros, além de 400 para policiais civis. Haverá ainda a seleção de 70 alunos para escolas oficiais.
Segundo o comandante geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk, essa será a maior contratação de PMs da história do Paraná. O efetivo total da corporação hoje é de 18.470 homens e mulheres.
"Já temos o processo administrativo adiantado e, agora com a autorização do governo, devemos abrir o edital para as primeiras duas mil vagas nas próximas semanas. Temos muita pressa na inclusão desses novos oficiais", afirmou.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Ele disse que cerca de dois mil policiais estão finalizando agora o curso de formação de oficiais da PM e que, num primeiro momento, a corporação poderá abrir outras duas mil vagas. As demais 2.445 serão preenchidas gradativamente, a partir do próximo ano.
Informações como salários, valor das inscrições e calendário do processo seletivo constarão no edital.