O governador Beto Richa autorizou na quarta-feira (19) a abertura de licitação para contratar uma empresa que fará a limpeza e desassoreamento dos rios Iguaçu, Belém, Ribeirão dos Padilhas, Ponta Grossa e Canal da Vila Audi. Os trechos ficam nos municípios de Curitiba e Fazenda Rio Grande.
"Esta é a segunda ação do gênero que estamos promovendo neste ano na Região Metropolitana de Curitiba. Além da preocupação com a proteção dos rios, o trabalho tem como objetivo a melhoria no escoamento das águas para evitar enchentes e alagamentos", afirmou Richa. O valor do serviço está estipulado em R$ 2,7 milhões e será executado sob a coordenação do Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná).
No início de 2012, canais dos municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais e Almirante Tamandaré passaram por obras de limpeza e retirada de solos acumulados. Aproximadamente 43 quilômetros nos rios Iguaçu, Atuba, Belém, Barigui e Pequeno, além do Ribeirão dos Padilhas e dos Canais Intercavas e Paralelo sofreram intervenções. O governo estadual aplicou neste serviço R$ 6 milhões.
Leia mais:
Motorista sem habilitação se envolve em atropelamento com morte de pedestre em Sapopema
Saúde do Paraná convoca candidatos para comprovação de documentos no PSS
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Os locais de trabalho estão sendo definidos a partir de discussões com as prefeituras e de estudos sobre áreas de assoreamento. O material retirado passa por um processo de separação de resíduos, que são encaminhados para aterros sanitários. Somente no Rio Iguaçu cerca de 100 caminhões de resíduos chegaram a ser retirados por dia.
Na operação já realizada neste ano foram retirados lixo doméstico, móveis, brinquedos, peças de vestuário, aparelhos e utensílios domésticos, resíduos de construção civil, pneus, carcaças de veículos e cadáveres de animais.