O governador Roberto Requião autorizou nesta segunda-feira (19) a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) a promover a ampliação da rede de distribuição de gás natural em Ponta Grossa. As obras do projeto Ponta Grossa II prevêem investimentos de R$ 10 milhões para a construção de 13 quilômetros de rede, com potencial para atender clientes dos segmentos comercial, industrial e veicular, e serão concluídas em no máximo 11 meses.
Durante o período de obras, serão gerados cerca de 50 empregos diretos e centenas de empregos indiretos. Dos 13 quilômetros de rede que serão ampliados, dez dentro do perímetro urbano, praticamente atravessando o centro, entre o Trevo Vendrami, na saída Sul, e a Zona Norte da cidade, na altura da Metalgráfica Iguaçu.
O presidente da Compagas, Luiz Carlos Meinert, disse que o empreendimento consiste na implantação no centro urbano da cidade da chamada linha-tronco, que atenderá com gás natural indústrias, grandes empresas comerciais e postos de venda de gás natural veicular. Já as residências e condomínios, por exemplo, devem aguardar os estudos para implantação dos ramais, após a conclusão deste projeto.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
A nova rede de gás será implantada a partir da região em que existe uma válvula de bloqueio instalada, em frente à Cervejaria Femsa (Kaiser). De lá, segue margeando a Rodovia BR-376 até o Trevo Vendrami. Em seguida, a linha tronco continua pela Avenida Visconde de Mauá, depois pela Rua Franco Grillo, de onde alcançará a Rua D. Pedro I, voltando a seguir pela Visconde de Mauá e, pela ordem, Rua Paula Xavier, Visconde de Nácar e Pastor Fugman.
Num primeiro momento, existem quatro pré-propostas de estabelecimentos interessados em revender gás natural veicular, ao longo dessa linha-tronco, inclusive, na região central da cidade e nas proximidades da Rodovia BR-376.
O prefeito Pedro Wosgrau Filho garantiu que a prefeitura está tomando todas as providências para acompanhar a execução das obras com o menor impacto possível no fluxo de tráfego, assim como para garantir a maior segurança aos trabalhadores e transeuntes.