Para passar a imagem de que está controlando com rigor as concessionárias do Anel de Integração, o governo do Estado anunciou ontem que está notificando e multando três das seis concessionárias que administram as rodovias do Anel de Integração. Juntas as empresas Rodonorte, Rodovia das Cataratas e Caminhos do Paraná terão que pagar R$ 461.920,00 por não cumprirem o cronograma de restauração ou duplicação das estradas concessionadas em todo o Estado. No entanto, as empresas questionam essas multas, alegando que o prazo para entrega das obras encerra no fim do ano. No entanto, o governo afirma que as vistorias de obras encerram no fim de novembro.
As multas foram anunciadas na mesma reunião em que o governo definiu o anúncio do pedágio. Na reunião, os secretários Alex Beltrão, da coordenação de Infra-estrutura e Logística, o interino dos Transportes, Wilson Justus Soares, junto com o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulinho Dalmaz, afirmaram que as concessionárias terão que apresentar um novo cronograma para recuperar o tempo perdido. Caso isso não aconteça, podem pagar multas diárias até o cumprimento do cronograma. Eles concluíram que dos seis lotes administrados pelas concessionárias, três estão em situação irregular.
A Rodonorte e Rodovia das Cataratas foram multadas em R$ 173.220,00, a Caminhos do Paraná em R$ 115.480,00. Esta é a segunda vez que as concessionárias são penalizadas. Em 1998, a Ecovia e a Rodonorte pagaram R$ 50 mil por causa dos congestionamentos provocados durante o feriado da Páscoa.
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A situação mais precária é da Rodonorte, que prometeu restaurar 30 quilômetros de estradas e só restaurou sete. Além disso, a concessionária teria que ter finalizado até hoje - quando encerra o prazo anual para entrega de algumas obras - quatro quilômetros de duplicação na Serra do Cadeado (BR-376), na Rodovia do Café. Até este mês foram duplicados menos de dois quilômetros. A Rodonorte tinha previsto também duplicar seis quilômetros da PR-151, entre Castro e Piraí do Sul. Mas teria concluido apenas dois quilômetros da obra. A empresa foi procurada pela Folha, mas não quis se pronunciar oficialmente, enquanto não for notificada.
Outras obras estão em atraso nas rodovias estaduais. O Lote 3 - na PR-182, entre Cascavel e Guarapuava - administrado pela Rodovia das Cataratas, tem apenas 20% dos 40 quilômetros previstos restaurados. Além disso, das três passarelas programadas, a rodovia entregou apenas uma. A assessoria de imprensa da empresa disse que a concessionária está cumprindo com o contrato e tem prazo até o dia 31 de dezembro para fechar as obras.
No Lote 4, administrado pela concessionária Caminhos do Paraná, apenas cerca de 85% dos 35 quilômetros de restauração prometidos, entre Guarapuava e Palmeira, foram concluídos. No entanto, a assessoria de imprensa comunicou que no dia 20 de junho avisou ao secretário interino dos Transportes, Wilson Justus Soares, que remanejaria obras para a restauração de pontos críticos. Também, a empresa teria comunicado o governo que vai cumprir até o fim do ano 36 quilômetros, um mais que o estipulado em contrato.
As obras realizadas pelas concessionárias compreendem os 2.035 quilômetros do Anel de Integração. A meta do governo com o primeiro pacote de obras do programa de concessão de estradas é duplicar 242 quilômetros de rodovias e restaurar outros 776 quilômetros até o final de 2002.