O Governo do Paraná vai recuperar pontes destruídas pelas chuvas em seis municípios do Noroeste do Estado. O anúncio foi feito durante reunião da diretoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e os prefeitos de Itaguaje, Lupionópolis, Colorado, Cafeara, Santa Inês e Santo Inácio, em Curitiba. Os prefeitos também foram comunicados que, no próximo mês, começa a recuperação das PR-340 e PR-542, que tem trechos interrompidos por causa dos estragos das enxurradas.
Acompanhado do deputado estadual Evandro Junior, os prefeitos das seis cidades se comprometeram a encaminhar os processos, pedindo a recuperação das pontes. A Secretaria vai atender os municípios com vigas de concreto e suporte técnico. "No acesso a alguns distritos, a população é obrigada a dar uma grande volta para poder chegar à região central da cidade", disse o prefeito de Colorado, Joaquim Rodrigues.
Serão investidos R$ 3,5 milhões na construção de uma ponte de 45 metros na PR-340, entre Itaguajé e Santa Inês, no quilômetro 616,80, além da colocação de galerias e bueiro metálico. Para facilitar a circulação dos motoristas e moradores, onde será construída a ponte, o DER fará desvio sem pavimentação de 3,5 quilômetros. A variante permitirá a comunicação viária entre Santa Inês e Itaguajé.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Já no quilômetro 68,50 será executado bueiro metálico de 2,8 metros de diâmetro. Nesse local também será realizado o cascalhamento e uma variante para permitir o trânsito provisório entre as comunidades locais.
Uma galeria, no mesmo trecho da PR-542, será executada no quilômetro 51,80. Próximo a Colorado, será feita outra galeria dupla, em concreto, localizada no quilômetro 50,50 da PR-542, entre Itaguajé e Colorado, onde um veículo caiu dentro de um buraco escavado pelas chuvas.
O DER alerta que os motoristas deverão usar, nesse trecho, as estradas vicinais da usina Auto Alegre e vias municipais da região como alternativa aos trechos rodoviários entre Itaguajé e Colorado, que foram interrompidos pelos estragos climáticos.