O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) será responsável pela vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) e pelo acompanhamento de 400 mulheres, num período de quatro anos.
As mulheres que participarão dos estudos já estão sendo selecionadas e receberão três doses da vacina. Esta é a terceira fase de estudos com a vacina contra HPV, vírus que pode ocasionar câncer no colo do útero.
A primeira fase, iniciada há mais de 10 anos, foi a das pesquisas com a vacina contra a infecção pelo papilomavírus com animais nos laboratórios. Na segunda fase, que começou em 2000, já foram vacinadas 1,1 mil mulheres, com idade entre 15 e 25 anos, nos três países americanos envolvidos - Canadá, Estados Unidos e Brasil.
Leia mais:
Saúde do Paraná convoca candidatos para comprovação de documentos no PSS
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Aqui, três instituições participam das pesquisas: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Hospital das Clínicas de Porto Alegre e o HC de Curitiba, que vacinou 108 mulheres.
Estes hospitais começam agora a terceira fase da pesquisa, que tem duração de dois anos, dessa vez com mais pacientes voluntárias e mais países envolvidos, entre eles os da Ásia e Europa. Segundo o ginecologista e professor da UFPR Newton de Carvalho, nenhuma das mulheres já vacinadas contraiu a doença nem teve qualquer reação ao medicamento.
Fonte: Agência Brasil