O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão 2003/2004 divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná – IAP – indicou três pontos impróprios para banho nas praias e rios do litoral do Paraná.
Os resultados das primeiras análises indicaram que as áreas impróprias estão localizadas a 180 metros à direita do trapiche, na praia de Encantadas na Ilha do Mel, no rio Nhundiaquara, na Ponta da Pita e em Guaratuba o ponto localizado 200 metros à esquerda do Morro do Cristo.
O secretário de Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida faz um alerta à população para que não freqüente estas faixas do litoral. "O monitoramento será constante para evitar qualquer dano a saúde das pessoas que estarão no litoral durante a temporada 2003/2004", declarou.
Leia mais:
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Além dos três pontos impróprios, seis pontos foram considerados satisfatórios, cinco pontos muito bons e 30 excelentes. O município de Pontal do Paraná foi o único que obteve avaliações excelentes nos cinco pontos analisados.
De acordo com o IAP, o número reduzido de pontos impróprios para banho se deve ao baixo número de pessoas que estavam no litoral durante o período de monitoramento.
"A qualidade da água começa a cair próximo ao Natal quando o fluxo de turistas com destino ao litoral aumenta. Isso porque o grande problema da balneabilidade são os esgotos. Quanto maior o fluxo de turistas menor será a qualidade da água para banho", alertou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.
O IAP deverá fazer nesta temporada um trabalho mais didático de "convencimento" aos turistas e moradores para que não entrem nos locais indicados como impróprios para banho.
O monitoramento foi realizado durante cinco semanas, tendo início na semana do dia 16 de novembro até o dia 14 de dezembro. No total 53 pontos estão sendo monitorados que vão da Ilha do Mel até o balneário de Coroados, ao lado do rio Saí, divisa com Santa Catarina.
Destes 53 pontos monitorados apenas 43 foram divulgados, os outros 10 estão localizados ao lado de rios onde a água é geralmente poluída. Nestes pontos o IAP coloca placas interditando o local.
Serão divulgados 12 boletins de balneabilidade até o dia 29 de fevereiro de 2004. A cada semana serão feitos comparativos com o resultado anterior sobre a qualidade da água da Secretaria de Meio Ambiente.
O IAP deverá distribuir cerca de cinco mil boletins de balneabilidade na rodoviária de Curitiba e nos principais municípios do litoral. Nos feriados de Ano Novo e carnaval o número de boletins sobe para 50 mil.