Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Paraná

IAP detecta praias impróprias para banho no Paraná

Bonde, com informações da Agência Estadual de Notícias
18 dez 2003 às 11:59

Compartilhar notícia

Ilha do Mel, que teve uma de suas praias declarada como imprópria para o banho - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão 2003/2004 divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná – IAP – indicou três pontos impróprios para banho nas praias e rios do litoral do Paraná.

Os resultados das primeiras análises indicaram que as áreas impróprias estão localizadas a 180 metros à direita do trapiche, na praia de Encantadas na Ilha do Mel, no rio Nhundiaquara, na Ponta da Pita e em Guaratuba o ponto localizado 200 metros à esquerda do Morro do Cristo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O secretário de Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida faz um alerta à população para que não freqüente estas faixas do litoral. "O monitoramento será constante para evitar qualquer dano a saúde das pessoas que estarão no litoral durante a temporada 2003/2004", declarou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Salários de até R$ 9.336,34

Paranaprevidência abre inscrições para concurso público

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS


Além dos três pontos impróprios, seis pontos foram considerados satisfatórios, cinco pontos muito bons e 30 excelentes. O município de Pontal do Paraná foi o único que obteve avaliações excelentes nos cinco pontos analisados.

Publicidade


De acordo com o IAP, o número reduzido de pontos impróprios para banho se deve ao baixo número de pessoas que estavam no litoral durante o período de monitoramento.


"A qualidade da água começa a cair próximo ao Natal quando o fluxo de turistas com destino ao litoral aumenta. Isso porque o grande problema da balneabilidade são os esgotos. Quanto maior o fluxo de turistas menor será a qualidade da água para banho", alertou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.

Publicidade


O IAP deverá fazer nesta temporada um trabalho mais didático de "convencimento" aos turistas e moradores para que não entrem nos locais indicados como impróprios para banho.


O monitoramento foi realizado durante cinco semanas, tendo início na semana do dia 16 de novembro até o dia 14 de dezembro. No total 53 pontos estão sendo monitorados que vão da Ilha do Mel até o balneário de Coroados, ao lado do rio Saí, divisa com Santa Catarina.

Publicidade


Destes 53 pontos monitorados apenas 43 foram divulgados, os outros 10 estão localizados ao lado de rios onde a água é geralmente poluída. Nestes pontos o IAP coloca placas interditando o local.


Serão divulgados 12 boletins de balneabilidade até o dia 29 de fevereiro de 2004. A cada semana serão feitos comparativos com o resultado anterior sobre a qualidade da água da Secretaria de Meio Ambiente.

O IAP deverá distribuir cerca de cinco mil boletins de balneabilidade na rodoviária de Curitiba e nos principais municípios do litoral. Nos feriados de Ano Novo e carnaval o número de boletins sobe para 50 mil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo