Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vão intensificar no feriado de Carnaval as ações de orientação e fiscalização relacionadas à balneabilidade, poluição sonora, disposição de resíduos (lixo), fauna, flora, pesca e ligações de esgoto no Litoral. O objetivo, de acordo com o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto, é garantir a preservação das praias paranaenses, no período em que a região receberá cerca de 1 milhão de pessoas.
"O feriado de Carnaval é um dos períodos do ano em que o Litoral recebe o maior numero de visitantes. Por isso, o governo reforça as suas ações e intensifica a fiscalização para garantir a proteção do patrimônio natural, com atenção especial a Serra do Mar, aos ecossistemas marinhos e Unidades de Conservação como é o caso da Ilha do Mel, por exemplo", explicou o presidente do IAP.
POLUIÇÃO SONORA – Caberá ao IAP garantir o equilíbrio daqueles que irão ao Litoral para descansar e dos foliões. Fiscais do órgão ambiental vão atuar nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá para orientar a população sobre o que diz a legislação ambiental quanto à poluição sonora.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
"Estaremos recebendo denúncias referentes a exageros no volume de som em locais afastados. A festividade vai ocorrer, mas nos locais retirados é preciso preservar a tranquilidade das famílias", explica o fiscal do IAP, Paulo Kurslop.
Após orientação e notificação, os fiscais podem autuar quem estiver descumprindo a Lei. As multas podem variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões e o equipamento pode ser apreendido (com AEN).