Doze toneladas de peixes foram apreendidas em fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Baía de Guaraqueçaba, no Litoral paranaense. Duas embarcações pescavam em local proibido e com a técnica de arrasto, que desrespeita o tamanho e a época de reprodução dos peixes. Cada embarcação será multada em R$ 70 mil. Os peixes serão doados para instituições beneficentes do município e para população.
Foi autuado o pescador Fernando Antônio Mota, de Santa Catarina. Mota é proprietário dos barcos Igaratá e Iguaraçu, registrados em São Paulo. O Ibama chegou até as embarcações depois de investigar denúncia de pescadores locais que afirmavam que barcos de Santa Catarina e São Paulo estavam pescando ilegalmente na região.
Esta é a quarta apreensão do Ibama desde que começou a época de defeso (período de reprodução), em 1º de março. Nas operações anteriores, realizada em conjunto com a Polícia Florestal, o Ibama apreendeu cerca de 700 quilos de camarão e dois papagaios-de-cara-roxa, pássaros em extinção, e já aplicou cerca de R$ 40 mil em multas.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Leia mais em reportagem de Katia Michelle, na Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado