Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ibama encontra 18 construções irregulares no Superagüi

Melissa Bergonsi - Especial para a Folha
29 jan 2001 às 10:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Chega a 18 o número de construções multadas ou embargadas por estarem desrespeitando a legislação de preservação ambiental, nas ilhas que fazem parte do Parque Nacional do Superagüi, no Litoral do Paraná. A gerente do Ibama no parque, Guadalupe Vivekananda, explica que o objetivo não é remover os moradores das ilhas, mas orientá-los a agir com respeito ao meio ambiente. "Eles podem ficar aqui para sempre como sempre ficaram. Só precisam aprender a respeitar um pouco mais a natureza que é de onde estes pescadores tiram o sustento", declarou em entrevista à Folha.

O argumento oficial, entretanto, não diminui o descontentamento dos infratores. Os moradores reclamam das multas. De acordo com a integrante da Associação de Moradores da Ilha das Peças, Nadir Teodoro Dias, 48 anos, nove pessoas foram multadas depois de terem feito melhorias ou reconstruído suas casas. Guadalupe rebate e garante que os moradores não estão sendo proibidos de fazer construções. "Pode construir desde que seja fora da área do parque, sem prejudicar áreas de preservação ambiental."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Nadir Dias conta que foi multada em R$ 5 mil depois que trocou a casa de madeira por uma de alvenaria. "Agora a gente tem que perder a dignidade para viver no próprio lugar onde nasceu", reclama. Ela confessa que estava fazendo uma pequena casa nos fundos do terreno para alugar para turistas. "Não podemos mais pescar e agora não podemos nem viver do turismo porque o Ibama não deixa." Os moradores reclamam ainda da construção de uma igreja na Ilha do Superagüi. "Essas construções enormes eles deixam fazer", diz indignada a integrante da Associação de Moradores.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Melhores do estado

Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Nadir teria construído a nova casa próxima a um córrego e um manguezal. "No começo da construção fomos lá e explicamos o porquê. Pedimos para que parasse e não tivemos resposta. Por isso, precisamos multar", diz Guadalupe. Ela garante que no caso da construção da igreja, foi feita uma assembléia com os moradores para que a aprovação da construção fosse votada. "Nós até aconselhamos que a igreja fosse construída de madeira mas eles todos aprovaram o que está sendo feito", explica. Ela explica ainda que a igreja está numa área que não faz parte do Parque.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo