O Cemitério Municipal São Lucas, em Ibiporã, espera receber cerca de 30 mil pessoas nesta quarta-feira (02/11), Dia de Finados. A segurança será reforçada e funcionários vão orientar os visitantes sobre a localização dos jazigos. O horário de funcionamento será das 6 às 20 horas. Missas também estão programadas a partir das 7, 9 e 17 horas.
A Divisão de Cemitérios da Prefeitura Municipal de Ibiporã informa que a lavagem dos túmulos será permitida até terça-feira (01/11), o dia todo, das 7 às 20 horas. A orientação é que os visitantes utilizem apenas baldes. Não será permitida a entrada com mangueira. "Permitiremos a entrada de vasos de flores artificiais e naturais, desde que sem o plástico que as envolve, pois podem acumular água e ajudar na proliferação do mosquito da dengue", orienta o coordenador da Divisão de Cemitérios, Paulo Ribeiro.
Como todos os anos, o São Lucas passou por melhorias, tais como pintura dos muros, calçadas e meio fios, serviço de roçada e varrição. Recentemente, as três salas de velório ganharam aparelhos de ar condicionado, cortinas de ar, bebedouros e novos paramentos (mesas mortuárias, altares, porta-livro de presença e carrinho de transporte de urna funerária).
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Um bebedouro também foi colocado à disposição dos visitantes na área de acesso aos jazigos. Em 2015 foi realizada a reforma do escritório para atendimento ao público, construção de um novo ossário com 110 caixas, 13 jazigos de três lugares cada e troca do telhado da entrada do cemitério.
O cemitério municipal possui cerca de cinco mil jazigos e 19.236 sepultados. O município não cobra taxa de manutenção das famílias que possuem a concessão dos túmulos, apenas taxa de sepultamento. A administração do espaço realiza o empréstimo das gavetas por três anos. Depois deste período os restos mortais são remanejados para o ossário.