A Sanepar continua cortando a ligação de água nos imóveis que não fizeram a interligação de esgoto à rede coletora dentro do prazo concedido. Cerca de 500 ligações de água nos municípios do Litoral estão passíveis de corte. As equipes técnicas da Companhia executam o serviço acompanhadas por policiais da Força Verde e por agentes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Está é a segunda temporada que a Sanepar é obrigada a cortar a água para fazer com que os proprietários de imóveis cumpram o dever legal de fazer a ligação de esgoto dentro das normas. A medida é respaldada pelo Ministério Público, Ministério do Meio Ambiente/Ibama e pelas prefeituras municipais, e tem por objetivo garantir a balneabilidade das praias do litoral paranaense.
Em Guaratuba também foram visitados seis imóveis. Desses três tiveram a ligação de água cortada. Outras duas ligações de esgoto foram regularizadas e em outra residência, o proprietário assinou o termo de compromisso, tendo o prazo até o dia 24 deste mês para regularizar.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
O trabalho de orientação continua. A empresa envia, durante todo o ano, por meio do programa Se ligue na rede, avisos pela imprensa, entrega notificações, faz visitas técnicas e manda mensagens de correio eletrônico aos clientes, chamando-os para regularizar a ligação.
O trabalho de fiscalização e de cortes feito pela Sanepar continuará até que a totalidade de imóveis passíveis de ligação à rede esgoto esteja regularizada. Para agilizar a operação, a Sanepar está cruzando informações com o banco de dados da Copel para notificar 2 mil proprietários de imóveis que até agora não foram identificados.