As seis universidades estaduais do Paraná começam a receber nesta quarta-feira as inscrições para o II Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, cujas provas serão realizadas nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, em Londrina. A segunda edição do processo seletivo está sendo preparada pela Comissão do Concurso Vestibular Interinstitucional Específico Indígena. As inscrições poderão ser feitas até a próxima sexta-feira.
Para inscrever-se no II Vestibular Indígena, o candidato deve apresentar certidão de nascimento, duas fotos 3x4, histórico escolar de ensino médio e uma declaração do cacique da área e do chefe do posto da Fundação Nacional do Índio (Funai), de que mora há mais de dois anos e tem uma relação com a comunidade indígena. Estão aptos a participar, os 90 índios que concluíram o ensino médio em 2002.
No concurso, estão sendo ofertadas 18 vagas - três em cada uma das seis universidades estaduais. No primeiro dia do exame, os candidatos farão prova oral, com leitura de texto. No segundo dia terão as provas de redação, matemática e língua estrangeira (inglês ou espanhol). E no terceiro dia, a avaliação engloba questões de biologia, física, química, geografia e história.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Na região de Cascavel, a maior preocupação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), é evitar que volte a ocorrer a mesma situação de 2002, quando dois dos três indígenas inscritos desistiram. Eles sentiram muitas dificuldades, principalmente com a língua portuguesa, e não conseguiram assimilar o conteúdo das disciplinas. Uma reunião envolvendo membros da universidade e da comunidade indígena foi realizada, mas não a tempo de evitar a desistência.