Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais praticidade

Instituto de Identificação de Cambé passa a funcionar no Sine a partir de segunda-feira

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 fev 2024 às 09:11
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto de Identificação de Cambé passa a funcionar, a partir de segunda-feira (19), na Sine (Agência do Trabalhador), localizada na Avenida Inglaterra, 774. Segundo a Prefeitura, o objetivo é unificar e emitir diversos documentos em um lugar só. O Sine funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.


O novo local foi escolhido pela localização ser mais no Centro, facilitando o acesso, e por ter mais espaço e assim poder acomodar mais pessoas com mais conforto, segundo o chefe do Instituo de Identificação do município, Anderson Lacerda. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele ainda comentou que o Instituto está em fase de aquisição de novos equipamentos para aumentar a oferta de documentação para a população. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Região

Motociclista morre ao ser atingido por carro e arremessado após colisão em Campo Mourão

Imagem de destaque
Corredor sustentável

Oito postos de abastecimento com GNV ligam Curitiba a Londrina

Imagem de destaque
Região

Colisão frontal causa morte de motociclista em Rio Branco do Ivaí

Imagem de destaque
1.898 vagas em Londrina

Agências do Trabalhador do Paraná têm 19,5 mil vagas disponíveis


“E além disso, a integração com outros serviços do Sine vai ajudar bastante. Por exemplo, agora para a gente dar entrada nos documentos, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) da pessoa precisa estar atualizado. Como a Agência agora também tem o serviço da Receita Federal que atualiza isso, o cambeense não precisa ficar se deslocando de um prédio para outro, resolvendo tudo aqui mesmo”, disse Lacerda.

Publicidade


José Aparecido Rolim, secretário de Trabalho e Profissionalização e responsável pela Agência do Trabalhador, destacou que essa é uma mudança que vem para facilitar ainda mais a vida do cidadão de Cambé. 


“O prefeito Conrado Scheller pediu e nós estamos buscando unificar o máximo de serviços aqui na Agência do Trabalhador. Temos agora o Posto Avançado da Receita Federal para cadastro e regularização de diversos documentos, os agendamentos e entrevistas de emprego, inscrições em cursos profissionalizantes gratuitos e agora o Setor de Identificação para emissão do RG. Tudo para deixar a vida dos cambeenses mais prática.”

Publicidade


Como emitir o novo documento de identidade

Lacerda também explica o que é necessário para fazer o documento de identidade. A pessoa precisa comparecer no Sine com registro de nascimento ou casamento em bom estado, sem emenda e sem rasua; CPF atual, com dados de casamento ou mudança atualizados antes de dar entrada no documento; comprovante de enredeço. 

Publicidade


Para a 1° via o procedimento é feito de maneira gratuita, já para a 2° há uma cobrança de taxa ainda a ser estipulada. Os moradores de Cambé não precisam fazer agendamento para realizar o processo. 


É importante frisar que o documento de identidade não possui prazo de validade. O que passou a ter prazo é a Carteira de Identidade Nacional, o novo documento de identidade que está sendo emitido desde janeiro.

Publicidade


O chefe do Instituto de Identificação disse que documentos do modelo antigo dependem de sua condição de uso. “Se a pessoa não cuidou, está desgastado, rasgado ou rasurado, aí perde a utilidade e precisa de atualização”. 


Lacerda ainda frisa que não estar com o documento físico em boas condiçõe pode gerar problemas para qualquer pessoa, já que sem o documento não há como provar sua identidade. 

Publicidade


“A identidade digital não existe no Paraná. Portanto, os órgãos podem pedir o documento físico e a pessoa é obrigada a apresentar. E sem identidade, ela não consegue fazer absolutamente nada porque não tem como provar que é ela. Se for mexer com passaporte, documento militar, entrar no mercado de trabalho, concurso público, autorização judicial para menor de idade, receber benefícios do governo, enfim, qualquer coisa que fizer, for oficial e você ter que provar que é você, precisa apresentar a identidade”, ressaltou Lacerda.


Nova Carteira de Identidade Nacional 

Publicidade

A nova Carteira de Identidade Nacional começou a ser emitida no Brasil desde 11 de janeiro, com o objetivo de garantir mais segurança e praticidade, já que o documento passa a utilizar o CPF como número da carteira de identidade, padronizando o documento para todo o território e garantindo o acesso a serviços com mais agilidade. 


Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mais de 3,5 milhões de carteiras já foram emitidas no país. O documento é obrigatório, mas Anderson Lacerda destaca que existe um prazo de até 2032 para atualizar o documento e se o RG está dentro dos parâmetros de uso, não é muito antigo, dá para seguir usando ele normalmente. 


“Não precisa vir correndo agora para fazer a mudança. Porém, ela vai ser necessária gradativamente. Tem alguns lugares que já não aceitam o documento anterior por conta de cadastro, de cruzamentos de dados, segurança”, frisou. 


Porém, é importante frisar que a nova Carteira de Identidade Nacional tem prazo de validade. Até o cidadão fazer 12 anos, 11 meses e 29 dias, o prazo de validade é de cinco anos. Até 59 anos, 11 meses e 29 anos, o prazo de validade é de 10 anos. Acima de 60 anos tem prazo de validade indeterminado.


Imagem
Centro de Oficinas para Mulheres de Londrina promove curso grátis de produção de salgados
Uma capacitação para ensinar práticas de preparação de salgados será realizada pela SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres), nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, na sede do COM (Centro de Oficinas para Mulheres).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade