Agentes Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) apreenderam 265 adaptadores de plugues e tomadas comercializados sem a certificação do Inmetro. Esses foram os únicos produtos recolhidos dentre os 15.918 fiscalizados. Foram feitas 146 visitas a estabelecimentos comerciais.
Este é o resultado da operação especial "Segurança Elétrica" desencadeada pelos técnicos da Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada (Gefis) do Ipem, feita entre os dias 8 e 13 de novembro, em todo o estado. "O objetivo é a garantia da segurança aos consumidores, especialmente por se tratar de material elétrico", disse o gerente do Gefis, Roberto Tamari.
A operação foi simultânea em todo o país e foi coordenada pelo Inmetro. "Alguns produtos são fiscalizados sazonalmente e outros são eleitos pelo Instituto Nacional para serem alvos de operações concentradas", afirma o gerente.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Certificação - os produtos apreendidos eram comercializados sem a certificação compulsória do Inmetro. "Atualmente, vários produtos chegam ao comércio certificados pelo Inmetro. São produtos para os quais a certificação é compulsória e, por isso, só deveriam ser liberados para a comercialização se estivessem dentro das normas de segurança", informa Tamari.
Ele faz um alerta para que os consumidores sempre procurem o selo de certificação do Inmetro ao adquirir produtos. Foram verificados os seguintes materiais elétricos: adaptadores de plugues e tomadas, cordões prolongadores /extensões, disjuntores, estabilizadores, fios e cabos NBR NM 247, interruptores, plugues, reatores eletromagnéticos, reatores eletrônicos e tomadas (com AEN).