Radares instalados irregularmente em Curitiba estão sendo lacrados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem. O trabalho foi iniciado nesta terça-feira e coordenado pelo presidente do instituto, Leonaldo Paranhos, que anunciou a extensão da fiscalização para todo o Estado do Paraná.
Uma equipe especial, nomeada por Paranhos, está tratando diretamente da fiscalização e só no primeiro dia lacrou oito radares em pontos diferentes da cidade: dois na Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), dois na Salgado Filho, um na rua Estados Unidos, um na rua Canadá, um na João Gubert e um na Jovino do Rosário.
O objetivo do Ipem é completar a verificação de todos os radares instalados na cidade até o fim de semana. A fiscalização não se restringe aos sensores de velocidade, que já haviam sido aferidos quando da instalação de cada radar.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
O que está sendo verificada é a aplicação das determinações da Portaria 061 (agosto de 1999) do Inmetro, que determina a forma de localização desses aparelhos, a altura em relação ao solo, a distância entre os laços que contêm os sensores e outras especificações que não vêm sendo atendidas.