Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Julho tem prato caiçara, folclore, carneiro no buraco e ciência no calendário turístico do Paraná

Redação Bonde com AEN
01 jul 2023 às 00:00
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mês de julho começa neste sábado (1º) com diversos eventos no calendário turístico do Paraná, com atrações para todos os gostos e em todas as regiões: eventos gastronômicos, caminhadas, folclore, música, pescaria e mais.


“O inverno chegou com uma série de atrações em todo o Paraná, que a Secretaria do Turismo do estado tem promovido e divulgado no intuito de atrair cada vez mais turistas e ajudar os paranaenses a se planejar”, afirma o secretário Marcio Nunes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Logo no dia 1º, é a abertura do Festival de Gastronomia Caiçara, que mobilizará bares e restaurantes de Pontal do Paraná (Litoral), durante todo o mês. O evento vai exaltar a Cambira, prato considerado patrimônio da cozinha brasileira, originalmente preparado com peixe seco e defumado, acompanhado de banana e pirão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Três novas unidades

Arapongas e mais duas cidades ganham usinas solares da Copel

Imagem de destaque
Campanha Abril Azul

Em 15 dias, mais de 1,4 mil Carteirinhas do Autista foram emitidas no Paraná

Imagem de destaque
Aumento da eficiência

Especialistas defendem necessidade de investimentos em ferrovias no Paraná


Na terceira edição, o festival é uma oportunidade para o turista conhecer a diversidade da culinária caiçara. Além do resgate cultural das tradições do litoral paranaense, o evento visa movimentar a economia do município fora da alta temporada.  

Publicidade


Em paralelo, acontece o concurso gastronômico que premiará estabelecimentos com os melhores pratos caiçaras. Entre as categorias estão o Prato Feito Caiçara, o Petisco Caiçara e a melhor Cambira Tradicional. Para degustar essas delícias, o público poderá escolher entre os estabelecimentos participantes que estão no site www.gastronomiacaicara.com.br.


Confira as principais atrações:

Publicidade


FESTA DO DIVINO E PESCA ESPORTIVA – Em Guaratuba (Litoral), o final de semana dos dias 7 e 8 será de Campeonato Sul Brasileiro de Pesca, promovido pela Loba do Mar. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.sulbrasileirodepesca.com.br. Já dos dias 13 a 23, o município recebe a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, com celebrações religiosas e atrações gastronômicas e de entretenimento.


QUEIJO E VINHO – A Festa do Vinho e do Queijo de Salgado Filho (Sudoeste), chega à 27ª edição, de 7 a 9 (sexta a domingo). Serão expostos e comercializados os produtos coloniais produzidos pelas agroindústrias familiares do município – vinhos e queijos, embutidos, derivados de cana-de-açúcar e café colonial, dentre outros. Haverá almoço e jantar típico italiano, alemão e gaúcho, eventos técnicos voltados à agricultura familiar e apresentações artísticas. Mais informações em https://salgadofilho.pr.gov.br. 

Publicidade


TRADIÇÃO NO CENTRO-OESTE – A Festa Nacional do Carneiro no Buraco é uma verdadeira instituição paranaense. Realizado em Campo Mourão (Centro-Oeste) desde 1990, chega à 28ª edição e o prato típico será servido no dia 9 de julho, domingo – este ano, em um novo formato: o prato não será servido em um único local, mas em vários estabelecidos por entidades parceiras. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://tickey.com.br/organization/carneiro-no-buraco.  


Nos dias 7 e 8 (sexta e sábado), a festa promove shows com as duplas sertanejas João Bosco & Vinicius e Cezar e Paulinho. Ambas as apresentações serão na Praça São José, a partir das 21 horas.  

Publicidade


INVERNO E FOLCLORE NA CAPITAL – Capital mais fria do Brasil, Curitiba atrai muitos turistas nesta época do ano. E de 7 a 16 de julho, recebe a 11ª edição do já tradicional Festival de Inverno do Centro Histórico. Com o tema “Raízes Culturais”, o evento será em estabelecimentos dos bairros Centro e São Francisco, com sopas a preço fixo de R$ 23,90, caminhadas guiadas, workshops e muitas atrações culturais gratuitas.


Também na Capital, a 61ª edição do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, um dos mais tradicionais e longevos festivais folclóricos do Brasil. As apresentações de danças típicas acontecem de 3 a 13 de julho, no grande auditório do Teatro Guaíra. Idealizado e organizado por grupos folclóricos locais, o evento acontece desde 1958.

Publicidade


Pela importante contribuição à cultura local, na década de 1980, o Governo do Paraná inseriu o Festival no calendário oficial do Estado. A programação está no site do Guaíra.  


BAILE DO TEXAS – Considerada uma das maiores feiras do Norte Pioneiro, a FeTexas de Jacarezinho é um evento no estilo prestigiado por visitantes de todo o Brasil. Na programação está o famoso Baile do Texas, que atrai turistas especialmente do interior do Paraná e de São Paulo. De 13 a 16 de julho, a festa tem atrações musicais como Thiaguinho e Zé Neto & Cristiano, parque de diversões, cavalgada, motocross, rodeio e estandes para o comércio. Mais informações em https://www.facebook.com/Fetexas.  

Publicidade


CAPITAL DA CIÊNCIA – Curitiba será a “capital nacional da ciência” dos dias 23 a 29, semana em que sediará a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 3 câmpus da UFPR (Universidade Federal do Paraná): Centro Politécnico, Complexo da Reitoria e Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade.


Principal evento científico da América Latina, é promovido ininterruptamente desde 1949, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, tem a expectativa de trazer a Curitiba mais de 15 mil pessoas de todas as regiões do Brasil.


As centenas de atrações que serão oferecidas ao longo da semana, de manhã à noite, são abertas para toda a população. No Centro Politécnico será instalada a Alameda Cultural, um espaço dedicado à arte e à cultura com apresentações de música, dança, teatro e exposições. Já a tenda SBPC Jovem 30 Anos abrigará exposições interativas, o Circo da Ciência e espaços temáticos como “Ciência Menina”, “Espaço Robótica” e “Arena Gamer”. Maiores informações e programação estão em https://sbpc.ufpr.br.


Imagem
Londrina Liquida incrementa o comércio com promoções entre os dias 6 e 8 de julho
A campanha Londrina Liquida será realizada nos dias 6, 7 e 8 de julho para oferecer produtos com preços promocionais e girar o estoque dos lojistas em um período sem datas comemorativas, estimulando as vendas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade