A 9ª Região da Justiça do Trabalho, no Paraná, vai ganhar 375 novos cargos em seu quadro de servidores. O projeto, que tramitou durante oito anos em Brasília, finalmente foi aprovado e agora sancionado pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Porém, a aprovação se deu sob a condição de que em 2003 sejam contratados apenas um terço do número total dos cargos criados.
Segundo a corregedora da 9ª Região, Vanda Santi Cardoso da Silva, as varas da Justiça do Trabalho de Paranaguá, São José dos Pinhais, Araucária e Paranavaí são as que possuem as maiores deficiências hoje no Estado. São varas que têm uma abrangência territorial muito grande, cuja atuação fica comprometida pela falta de funcionários.
Apesar de melhorar a situação da Justiça do Trabalho no Estado, os novos cargos ainda não resolvem totalmente o problema. Hoje, em média, cada uma das 61 varas possui no máximo 11 funcionários, enquanto o ideal seriam 20, segundo a corregedora.
Leia mais:
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
Multinacional não prova justificava da dispensa e gestor tem demissão por justa causa revertida no Paraná
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Um trabalhador que recorre à Justiça hoje precisa esperar em média 257 dias para ver a primeira fase do processo concluída.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta sexta-feira.