Na capital do Paraná, o programa "Justiça no Bairro", implantado no ano passado, numa parceria formada entre Tribunal de Justiça do Paraná e Prefeitura Municipal leva à população atendimento judicial rápido e gratuito na área de Direito Civil (separação, pensões, paternidade).
A cada 15 dias, funcionários da Defensoria Pública, estudantes de Direito e voluntários vão aos bairros mais carentes para atender e resolver problemas judiciais.
Desde a semana passada mais um serviço está sendo realizado pelo mutirão: pessoas com mais de 14 anos podem fazer a primeira via da Carteira de Identidade, de graça. Segundo a idealizadora do projeto, a juíza Joeci Camargo, o objetivo principal é atender famílias que convivem com pendências jurídicas, que não são resolvidas por falta de dinheiro, de tempo e até de informação.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Qualquer pessoa pode ir até o mutirão, que funciona das 8h às 17h, e conversar com os estudantes das faculdades que participam voluntariamente do projeto. O processo é montado na hora e as pessoas vão direto conversar com a juíza, que pertence à 4ª Vara de Família. Ela passa o dia inteiro fazendo as audiências para que a sentença saia rapidamente.
ABr