Cerca de 300 lavradores da Via Campesina passaram a noite acampados em frente à Fazenda Santa Rita, em Santo Antônio da Platina, de propriedade do deputado federal Abelardo Lupion (PFL-PR). Fogueiras ajudaram os sem-terra a se proteger do frio de 15 graus registrado na região. As informações são da Agência Brasil.
Policiais estão de plantão no acampamento, às margens da BR 153, mas nenhum incidente foi registrado até o momento. De acordo com a assessoria do movimento, eles ficarão em frente à fazenda por tempo indeterminado, com o objetivo de chamar a atenção da população e mostrar que estão atentos para a corrupção no setor de agronegócio, do qual, alegam, o parlamentar é um dos principais articuladores.
Faixas e cartazes estão espalhados pela estrada onde eles estão montando as barracas para se abrigar. Conforme a assessoria, existe a garantia de que eles não entrarão na sede da fazenda, onde os trabalhadores têm livre acesso e tudo continua normal.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
O deputado Lupion disse que deve entrar ainda nesta terça-feira (19) com um 'Interdito Proibitório' contra a Via Campesina. Interdito Proibitório é uma ação particular em que o proprietário, temendo ser molestado na posse de um bem solicita à Justiça que o proteja de uma violência iminente.