O leão Rawell, que foi retirado de Monte Azul Paulista (SP) e levado para um criadouro em Maringá, no norte do Paraná, chegou ao zoológico de Curitiba na noite desta quinta-feira (09).
A pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o felino ficará em Curitiba até que se decida a posse definitiva dele, sendo o zoológico determinado fiel depositário.O leão passará por avaliações clínicas e poderá ser visto pelos visitantes somente quando estiver adaptado ao novo ambiente.
O superintende de controle ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, conta que foi necessário realizar algumas mudanças para a recepção do leão Rawell. O felino será acomodado no recinto de exposição atual do leão (Simba, 13 anos), devido à proximidade do recinto das duas leoas gêmeas (Nala e Leona) que não podiam ficar juntas com o novo leão, pois o Simba é o pai delas. "Deste modo, asseguramos oferecer excelentes condições para que este felino viva da melhor forma possível sua vida animal. Temos como foco principal a educação ambiental, e recebemos em sua maioria apenas animais selvagens em risco apreendidos, de comércio ilegal, atropelados ou que necessitem de cuidados médicos-veterinários especiais, como o Rawel",explica.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
A operação de transferência do leão teve a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, Universidade Federal do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná, Polícia Civil do Paraná e Conselho Regional de Medicina Veterinária.