Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Com mais trabalhadores

Limpeza nas praias vai ser reforçada no Paraná

AEN
09 jan 2013 às 10:04

Compartilhar notícia

- Jonas Oliveira/ANPr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir desta semana, o Instituto das Águas do Paraná, autarquia vinculada à Secretaria do meio Ambiente e Recursos Hídricos, vai reforçar o trabalho de limpeza das praias com seis máquinas saneadoras de areia. Os equipamentos operam à noite, com a praia vazia, peneirando a areia e recolhendo resíduos pequenos. A atividade atende as orlas de Guaratuva, Matinhos e Pontal do Paraná.

O reforço foi anunciado nesta terça-feira (08/01) pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Jonel Iurk. "Com esta ação, a areia é revolvida e, na manhã seguinte, além da praia estar limpa, bactérias e protozoários que estavam nas camadas inferiores são movimentados e acabam eliminados pela ação dos raios solares", explicou ele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O serviço de saneamento da areia das praias foi iniciado na temporada do ano passado e foi uma das iniciativas mais elogiadas pelos veranistas que frequentam o Litoral do Paraná. Para o veranista Leocádio Souza, de Guarapuava, que passa férias em Matinhos, a limpeza da praia dá uma sensação de segurança para os banhistas. "Quem viaja pelo país não encontra esse serviço em todo lugar", afirmou ele.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


A varrição das ruas, a coleta e a retirada do lixo depositado pelos veranistas nas lixeiras instaladas ao longo da orla é feita diariamente sob a coordenação do Instituto das Águas. A cada 30 metros foi instalada uma lixeira com dois sacos plásticos, um preto para depósito do lixo orgânico e outro azul para o lixo reciclável.

Publicidade


O número de lixeiras passou de 600 da temporada passada para cerca de 1,5 mil. A quantidade de veículos usados nos serviços de limpeza passou dos 368 na temporada passada para 444 neste ano. São mais caminhões compactadores, escavadeiras hidráulicas, caminhões-baú, tratores de esteiras, caminhões-caçambas, pás-carregadeiras, caminhões poliguindastes, ônibus para transporte de funcionários, veículos leves de apoio, caçambas estacionárias e moto-roçadeiras.


Ao todo são 977 trabalhadores – 40% a mais que na temporada passada. As equipes são compostas de coletores, varredores, roçadores, motoristas e operadores de máquinas.

Publicidade


Aterro - O secretário Iurk também visitou o aterro sanitário de Guaratuba para verificar as condições do local, os serviços de coleta e destinação do lixo. As obras do aterro receberam investimento de R$ 2, 5 milhões do Governo do Estado, beneficiando milhares de moradores e veranistas.


O município de Guaratuba produz uma média de 30 toneladas por mês, passando para 100 na temporada e chegando a 250 toneladas durante o pico da temporada de verão.

Publicidade


"O local pode receber lixo por cerca de 20 anos, se for operado corretamente", disse Márcio Nunes. Também acompanharam a vistoria o diretor-presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski, e o secretário de Meio Ambiente de Guaratuba, Vicente Cláudio Varine.


Educação Ambiental - Uma equipe de monitores está trabalhando em todo o litoral orientando os veranistas e distribuindo saquinhos de lixo na orla. Cerca de três mil pessoas são abordadas todos os dias na travessia do Ferry-boat (entre Caiobá e Guaratuba) e no terminal de embarque para a Ilha do Mel, em Pontal do Paraná.

Publicidade


Os monitores orientam a população a colocar o lixo para fora das residências no período entre 18 horas e 8 horas. O material reciclável é recolhido pela manhã, a partir das 9 horas. O trabalho de Educação Ambiental no Litoral é direcionado, principalmente, às crianças e adolescentes, e aborda temas como separação de materiais recicláveis, destinação adequada dos resíduos em lixeiras e cuidados com a natureza.


"Lembramos aos veranistas para que não depositem o lixo em pacotes de papel, que podem desmanchar e derrubar o lixo. Também não é correto deixar o lixo no chão, pois em caso de chuvas fortes, o material orgânico pode ser carreado aos canais de drenagem pluvial e acabar indo parar no mar e nas areias da praia", disse o secretário Iurk.


TEMPORADA – Nesta temporada dois milhões de pessoas devem circular nos sete municípios do Litoral e nas 38 cidades da Costa Oeste paranaense.

"Estamos realizando um serviço de qualidade para atrair ainda mais pessoas e com isso alavancar o turismo das praias do Paraná", finaliza Márcio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo