Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Ibiporã

LIRA aponta queda acentuada da infestação da dengue

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 jun 2020 às 14:25
- Prefeitura de Ibiporã
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, divulgou o resultado do terceiro Levantamento Rápido do Índice Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.


Realizado no período de 6 a 12 de junho, o LIRAa apontou um índice de infestação do mosquito de 0,9%, ou seja, de cada 100 imóveis visitados, menos de um apresentava criadouros do vetor. O número é menor do que preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - de até 1%, e bem inferior ao primeiro LIRAa do ano, realizado em janeiro, que foi de 3,6%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por conta da pandemia do novo coronavírus, o segundo LIRAa foi cancelado pelo Ministério da Saúde. Durante a semana passada, os agentes de endemias visitaram 970 imóveis (5%) do total em todas as regiões da cidade. "Tradicionalmente o índice de infestação do mosquito cai nesta época do ano, devido à menor quantidade de chuvas e ao frio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Menos desigual

Curitiba é a capital mais igualitária do país, e Porto Velho, a mais desigual

Imagem de destaque
Bolsa de valores

Sanepar prepara segunda PPP com investimento de quase R$ 3 bi

Imagem de destaque
Preservação da mata atlântica

Ministério Público quer anular licença ambiental concedida a terminal de contêineres em Pontal do Paraná

Imagem de destaque
Reunião com 200 pessoas

Governo do Paraná e setor privado discutem propostas para o Plano Safra


Além disso, intensificamos os ciclos de remoção dos criadouros por toda cidade, aplicação do novo inseticida (Cielo) com a UBV costal por quase toda a cidade, e o trabalho de orientação junto à população, aponta o coordenador do Setor de Endemias, Aldemar Galassi.


Com os resultados do LIRAa, os agentes de endemias elaborarão estudos e planejamento que orientarão os trabalhos nas áreas mais afetadas da cidade.
Segundo Galassi, os focos do Aedes aegypti continuam sendo encontrados em quase a sua totalidade no interior dos quintais, principalmente no lixo reciclável - garrafas, latas, entulhos, vasos de plantas, tambores de água e bebedouros de animais com água acumulada.

"Consideramos o inverno como o período crítico, pois o trabalho preventivo que será realizado agora tanto pelo poder público como pela população será determinante para a quantidade de casos que teremos no verão. A dengue mata e a proliferação do mosquito acontece durante o ano todo; por isso a necessidade da prevenção. Neste momento, como existe a recomendação para as pessoas ficarem mais tempo em casa, por conta do coronavírus, a orientação é que aconteça uma busca minuciosa com a eliminação dos focos do mosquito transmissor tanto no ambiente doméstico, como de trabalho e de circulação”, ressalta o servidor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade