27/09/20
°/°
PUBLICIDADE
Em Ibiporã

LIRA aponta queda acentuada da infestação da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, divulgou o resultado do terceiro Levantamento Rápido do Índice Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Prefeitura de Ibiporã
Prefeitura de <a href='/tags/ibipora/' rel='noreferrer' target='_blank'>Ibiporã</a>


Realizado no período de 6 a 12 de junho, o LIRAa apontou um índice de infestação do mosquito de 0,9%, ou seja, de cada 100 imóveis visitados, menos de um apresentava criadouros do vetor. O número é menor do que preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - de até 1%, e bem inferior ao primeiro LIRAa do ano, realizado em janeiro, que foi de 3,6%.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o segundo LIRAa foi cancelado pelo Ministério da Saúde. Durante a semana passada, os agentes de endemias visitaram 970 imóveis (5%) do total em todas as regiões da cidade. "Tradicionalmente o índice de infestação do mosquito cai nesta época do ano, devido à menor quantidade de chuvas e ao frio.

Além disso, intensificamos os ciclos de remoção dos criadouros por toda cidade, aplicação do novo inseticida (Cielo) com a UBV costal por quase toda a cidade, e o trabalho de orientação junto à população, aponta o coordenador do Setor de Endemias, Aldemar Galassi.

Com os resultados do LIRAa, os agentes de endemias elaborarão estudos e planejamento que orientarão os trabalhos nas áreas mais afetadas da cidade.
Segundo Galassi, os focos do Aedes aegypti continuam sendo encontrados em quase a sua totalidade no interior dos quintais, principalmente no lixo reciclável - garrafas, latas, entulhos, vasos de plantas, tambores de água e bebedouros de animais com água acumulada.

"Consideramos o inverno como o período crítico, pois o trabalho preventivo que será realizado agora tanto pelo poder público como pela população será determinante para a quantidade de casos que teremos no verão. A dengue mata e a proliferação do mosquito acontece durante o ano todo; por isso a necessidade da prevenção. Neste momento, como existe a recomendação para as pessoas ficarem mais tempo em casa, por conta do coronavírus, a orientação é que aconteça uma busca minuciosa com a eliminação dos focos do mosquito transmissor tanto no ambiente doméstico, como de trabalho e de circulação”, ressalta o servidor.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Junto com esposa
Rafael Greca, prefeito de Curitiba, testa positivo para Covid-19
27 SET 2020 às 18h16
Período eleitoral
Campanha das eleições municipais inicia neste domingo; saiba o que pode e o que não pode
27 SET 2020 às 18h07
Eleições Municipais
Ibiporã tem crescimento de 150% no número de candidatos a vereador
27 SET 2020 às 16h19
Eleições Municipais
Confira lista completa de candidatos a vereador de Londrina
27 SET 2020 às 15h14
Obituário
Falecimentos dos dias 26 e 27 de setembro de 2020 em Londrina e região
27 SET 2020 às 12h55
565 buscam vaga
Londrina tem número recorde de candidatos a vereador
27 SET 2020 às 11h13
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados