O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nesta sexta-feira à noite em Foz do Iguaçu, acompanhado do novo presidente paraguaio, Nicanor Duarte Frutos, para acompanhar, no sábado, a descida do estator de uma das duas últimas unidades geradoras em construção na usina hidrelétrica Itaipu Binacional. A peça pesa 988 toneladas e tem 20 metros de diâmetro.
De acordo com a assessoria de imprensa da Itaipu, o presidente assinará convênios para implantação de um programa de ampliação da produção de peixes em tanques-redes, nas áreas de influência do reservatório, e do programa Bolsa-Escola, que irá atender 300 crianças de Foz do Iguaçu e outras 300 do lado paraguaio.
O presidente participará ainda do lançamento da pedra fundamental do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), uma espécie de universidade do Mercosul, que irá oferecer cursos de graduação (turismo, meio ambiente e engenharia, entre outros), aplicar o conhecimento disponível na região em ciência e tecnologia (hidrogênio, por exemplo) e oferecer, ainda, cursos profissionalizantes em parceria com o Sesi e o Senai.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
É a primeira vez que Lula vem a Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, desde que foi eleito presidente.