Maringá registrou 249 chamadas da comunidade até o início da manhã desta quarta-feira (15) devido ao forte temporal da terça (14). De acordo com a Prefeitura, o atendimento aos danos perdurou até a madrugada e foi retomado por volta das 5h30, nesta manhã.
Os estragos envolveram, segundo o balanço do Executivo, 119 árvores caídas, 59 galhos grandes caídos, 31 residências atingidas ou danificadas, dez carros atingidos, 41 lonas distribuídas, 30 mil residências sem energia elétrica, diversos postes caídos, fachadas de empresas destruídas, entre outras situações.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Os atendimentos estão em andamento e esses números podem aumentar ainda. “A região Norte da cidade foi a mais afetada”, avalia o diretor da Defesa Civil, Adílson Costa. “Ainda estamos recebendo chamados e as ocorrências aumentarão. Estamos trabalhando intensamente para evitar mais prejuízos para a comunidade e comércio”.
Equipes de cidades próximas chegaram para reforço nos trabalhos. A Copel trabalhou à noite para restabelecer os pontos sem energia elétrica.
A Guarda Civil Municipal informa que está sem os sistemas internos por problemas na internet e trabalha para restabelecer o mais rápido possível para poder receber os pedidos de apoio para a comunidade.
Entre as regiões afetadas estão Jardim Alvorada, Vila Morangueira, Tuiuti, Jardim Quebec, Parque das Palmeiras, Parque das Bandeiras, Jardim América, Parque das Grevíleas, centro, entre outros.
Volume: A Estação Climatológica da UEM (Universidade Estadual de Maringá) registrou 29 milímetros de chuva nesta terça (14) em Maringá. O acumulado em setembro é de 51,8mm, bem abaixo da média do mês que é de 125mm. Apesar dos danos, a avaliação da Estação Climatológica é de pouco volume de chuva, concentrada em poucas regiões, considerando que agosto choveu pouco.
Viu algum dano?
Para informações de casos de árvores e postes caídos, além de outros danos causados pelo temporal, estão disponíveis o site da Ouvidoria Online, o número (44) 99103-8319, da Defesa Civil, e os contatos da Copel, para casos de falta de energia elétrica, 0800 51 00 116 e WhatsApp (41) 3013-8973.
Telefone da Ouvidoria sobrecarregado
A Prefeitura de Maringá informou que o telefone da Ouvidoria Municipal, o 156, está sobrecarregado devido ao grande número de chamados comunicando danos causados pelo temporal. A orientação é contatar a Ouvidoria Online. A solicitação é direcionada automaticamente para a secretaria responsável.