Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ditadura militar

Membros da Comissão da Verdade são nomeados no Paraná

Agência Estadual de Notícias
10 fev 2013 às 14:58

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Recém-nomeados pelo governador Beto Richa, os sete integrantes da Comissão Estadual da Verdade, têm a missão de examinar e esclarecer as graves violações dos direitos humanos praticados no Paraná, no período de 18 de setembro de 1946, a 05 de outubro de 1988.

Criada no dia 28 de novembro de 2012, a comissão estadual receberá testemunhos, informações, dados e documentos que forem encaminhados voluntariamente e requisitar informações, dados e documentos de órgãos e entidades do poder público, ainda que classificados em qualquer grau de sigilo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A estrutura passa a funcionar no âmbito da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, que prestará apoio administrativo às ações e atividades, que "não terão caráter jurisdicional ou persecutório", segundo o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Seju, José Antônio Peres Gediel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


A Comissão poderá convocar, para entrevistas ou testemunho, pessoas que guardem qualquer relação com os fatos e circunstâncias examinados além de determinar perícias e diligências para coleta ou recuperação de informações, documentos e dados.

Publicidade


Os integrantes poderão promover audiências públicas e requisitar proteção aos órgãos públicos para qualquer pessoa que se encontre em situação de ameaça em razão de sua colaboração com a Comissão Nacional da Verdade.


As ações da Comissão Estadual da Verdade do Estado do Paraná serão articuladas e integradas com órgãos públicos, instituições e movimentos sociais, especialmente o Ministério Publico, a OAB/PR, universidades sediadas no estado, Grupo Tortura Nunca Mais – Paraná entre outros.


Membros - Integram a Comissão: Ivete Maria Caribé da Rocha, advogada e integrante do Comitê de Refugiados do Paraná; Luiz Edson Fachin, jurista e professor de direito da UFPR; Marcio Mauri Kieller Gonçalves, bancário e vice–presidente da CUT no Paraná; Neide de Azevedo Lima, ex-presidente do Movimento Feminino pela Anistia, indicada pelo Fórum Paranaense de Resgate de Verdade Memória e Justiça; Olympio de Sá Sotto Maior Neto, ex–procurador–geral de Justiça do Ministério Público do Paraná; Pedro Bodê, professor do setor de Ciências Humanas da UFPR e especialista em violência; Vera Karan de Chueiri, professora e vice-diretora do Setor de Ciências Jurídica da UFPR.

"A participação na Comissão Estadual da Verdade será considerada de serviço público relevante e honorífico pela concretização do Estado Democrático de Direitos e promoção dos Direitos Humanos no Paraná", disse a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo