Morreu nesta segunda-feira (26), em Curitiba, a viúva do ex-governador do Paraná e ex-senador Ney Braga, Nice Braga, Ela tinha 82 anos e estava internada há uma semana, por causa de problemas circulatórios. Segundo a família, ela morreu às 20h30, devido a complicações renais. O velório está sendo na capela 3 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba, e o enterro será às 16 horas, no mesmo cemitério.
O Governador Orlando Pessuti lamentou a morte de Nice Braga na abertura da Escola de Governo. "Em nome do povo do Paraná faço uma manifestação de sentimento e pesar à família. Ney Braga foi prefeito de Curitiba, governador do Paraná por duas vezes e ministro das pastas da Agricultura e da educação, e muito contribuiu para o desenvolvimento do estado. Nossos sentimentos em nome do governo do Paraná", disse.
Nice Camargo Riesemberg nasceu em 20 de abril de 1928, em Guarapuava, na região central do estado. Casou com Ney Braga em 1949, que era viúvo e tinha quatro filhos do primeiro casamento. Ele tinha 32 anos, era major do Exército e havia voltado recentemente a Curitiba depois de estudar na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro, onde fez o curso de aperfeiçoamento de oficiais. O casal teve três filhas, Nice Maria, Denise e Nylcea, além de 19 netos e 24 bisnetos. Nice Braga se dedicou à filantropia e colaborou com a Legião Brasileira de Assistência (LBA).
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Ney Braga começou na política em 1953. Foi eleito prefeito de Curitiba em 1954, pelo Partido Social Progressista (PSP). Elegeu-se deputado federal em 1958, pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Sua eleição para o primeiro mandato como governador do Paraná foi em 1961. Em 1963 chegou ao posto de general do Exército. Foi ministro da Agricultura, entre 1965 e 1966, e em 1967 foi eleito senador pela Arena (Aliança Renovadora Nacional). Ocupou o cargo de ministro da Educação, de 1974 a 1978, e foi novamente governador do Paraná entre 1979 e 1982. Também foi diretor-geral da Itaipu Binacional, de 1985 a 1990. Ney Braga morreu em outubro de 2000.