Policiais civis da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) prenderam, em flagrante, um motorista que transportava uma carga furtada avaliada em aproximadamente R$ 40 mil.
Na tarde de domingo, policiais da DEDC receberam uma informação de que um caminhão estaria saindo de Paranaguá rumo a Ponta Grossa, e que este caminhão estaria carregado de óleo demogado (produto utilizado na fabricação de resinas, vernizes, tintas, tendo também aplicação na área farmacêutica, de cosméticos e alimentos).
Os policiais abordaram o caminhão em São José dos Pinhais e a suspeita se confirmou.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
O motorista, Jorge Rodrigues, 63 anos, primeiramente apresentou notas fiscais datadas de fevereiro deste ano, porém, depois de uma longa conversa com os policiais, acabou revelando o esquema criminoso.
Esquema
Rodrigues disse que uma pessoa de Paranaguá (que já está identificada pelos policiais) é responsável por armazenar pequenas cargas deste tipo de óleo, sendo que estas cargas são desviadas de cargas maiores. Quando o volume desta carga desviada se torna expressivo, o motorista ia até Paranaguá para buscá-la, visando transportar para o destinatário da carga: outro receptador.
O motorista foi autuado por receptação qualificada e se condenado poderá pegar até oito anos de prisão. "Os receptadores já estão identificados, assim como esta pessoa de Paranaguá, responsável por receber e armazenar as cargas desviadas, repassando-as para Rodrigues. Eles também serão indiciados", afirmou o delegado adjunto da DEDC, Matheus Laiola.