Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Registro

Movimento nos cartórios foi fraco no Paraná

Redação - Bonde
25 out 2003 às 18:52

Compartilhar notícia

A data foi instituída na tentativa de reduzir o alto índice de brasileiros sem certidão de nascimento - Agência Brasil/Marcello Casal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na Região Metropolitana de Curitiba, o Dia Nacional de Mobilização para o Registro Civil de Nascimento não levou muita gente aos cartórios. O 1º Ofício de Registro Civil tinha feito o registro de apenas cinco crianças na manhã do sábado.

Em Curitiba e Região Metropolitana, 40 cartórios ficaram abertos. O presidente do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná, Dante Ramos Júnior, estava em Paranavaí, que tem cerca de 70 mil habitantes. Até o final da manhã, apenas uma pessoa havia feito registro de nascimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em Londrina, o movimento também foi fraco. Nos únicos dois cartórios de registro civil da zona urbana de Londrina, localizados no centro da cidade, a procura por registros de nascimento foi mínima. Até o meio-dia, menos de cinco pessoas haviam passado pelos locais em busca de certidões de nascimento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


Em todo o Paraná, 683 cartórios abriram as portas na campanha. No próximo dia 8, o Tribunal de Justiça vai fazer uma mobilização popular em Guaraqueçaba, litoral paranaense, onde o acesso a um cartório é quase impossível.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 30% da população brasileira não tem certidão de nascimento. No Paraná, este índice é de 17,7%. O IBGE estima que no estado do Paraná, só em 2001, 9,7% das crianças (16.229) deixaram de ser registradas ao nascer.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo