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Direitos do cliente

MP-PR quer regularizar atendimento bancário na região

Redação Bonde
21 jan 2008 às 18:18

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Os Ministérios Públicos do Paraná e de Santa Catarina em Rio Negro (PR) e Mafra (SC), municípios que ficam na divisa dos dois Estados, expediram recomendação administrativa conjunta aos bancos que atuam nas duas comarcas. O objetivo principal dos MPs é garantir que as instituições bancárias respeitem os direitos dos clientes da região.

As duas promotorias de Justiça têm recebido diversas reclamações de pessoas questionando os serviços oferecidos pelos bancos nas duas cidades. As principais queixas dão conta da demora no atendimento, com longa permanência em filas, e da falta de suporte específico para pessoas idosas e deficientes.

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De acordo com a assessoria dos MPs, pelo documento, entre outros pontos, as agências bancárias devem garantir pessoal suficiente para que os atendimentos sejam realizados em no máximo 20 minutos em dias de movimentação normal, até 30 minutos no dia que anteceder ou suceder a feriado e dias de pagamento do funcionalismo público, e até 35 minutos nos dias de lançamento de programas sociais de governos Municipal, Estadual ou Federal.

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Os bancos também deverão garantir suporte completo para atender pessoas idosas ou portadoras de necessidades especiais, bem como deixar à vista dos clientes as determinações da recomendação e os telefones de contato do órgão fiscalizador (PROCON).


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