A Polícia Militar desocupou a fazenda Antártica, na área rural de Marilândia do Sul (34 km ao sul de Apucarana). As 30 famílias, que pertencem ao Movimento dos Agricultores Sem Terra, saíram de maneira pacífica e foram levadas para um local cedido pela prefeitura.
A reintegração contou com cerca de 200 policiais de batalhões de Maringá, Londrina, Apucarana, Cascavel, Paranavaí, Campo Mourão, Cornélio Procópio e Rolândia, além de policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária e do Batalhão Ambiental.
Cerca de 120 pessoas estavam na área particular de 166 alqueires. Neste ano, é a segunda vez que a polícia cumpre reintegração de posse na fazenda. Depois de 10 dias da primeira desocupação, em março, as famílias voltaram para a área e a Justiça expediu novo mandado. Há um mês a Secretaria de Segurança negocia com as famílias a saída pacífica.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Na área também há, aproximadamente, 300 cabeças de gado, pertencentes ao arrendatário das terras. Os policiais começaram a retirar o gado, além da patrulhar a região (com AEN).