Uma proposta que cria faixas preferenciais ou exclusivas aos ônibus coletivos nas ruas de Curitiba foi reapresentada pelo vereador Valdemir Soares (PRB) na Câmara Municipal. O texto prevê que as faixas sejam instaladas na Zona Central de Tŕafego (ZCT), em vias com três ou mais pistas de circulação.
De acordo com o projeto de lei, a faixa será preferencial quando a rua ou avenida tiver três faixas de circulação de veículo e exclusiva quando a via tiver quatro ou mais faixas. O Executivo, mediante órgão competente, será responsável por efetuar a sinalização, bem como realizar campanhas alertando motoristas e motociclistas.
Em justificativa, Valdemir Soares ressalta que o fator predominante para que usuários continuem usando o transporte coletivo é, além da integração, o valor da tarifa. "Quando se refere ao tempo de percurso, a população prefere utilizar o automóvel, que em muitos casos é mais rentável ao se analisar o custo/benefício", afirmou.
Leia mais:
Cervejaria abre as portas para visitação do público; fábrica de Ponta Grossa está na lista
Projeto de estudo do trem que ligará Londrina a Maringá deve ficar pronto em 2025
Inmet emite alerta para chuvas e ventos de até 100 km/h em 9 estados
Paranaprevidência publica edital de concurso para nível técnico e superior
Para o parlamentar, a soma do tempo perdido na concorrência dos coletivos com os veículos de passeio, somada ao número de ônibus que operam nas linhas, leva a crer que a implantação das faixas preferenciais e exclusivas possam atrair novos usuários. "Se tivermos redução de tempo no trajeto das linhas, principalmente as de grande demanda, logo teremos um número menor de ônibus, sem levar em consideração a adesão de novos usuários", finalizou.