O Brasil se despende nesse fim de semana do verão. Na esteira dá boas-vindas para o outubro, que começa oficialmente às 12h33 de domingo (20). A estação deve trazer um clima mais ameno para o Norte do Paraná em relação aos últimos dias, com as mínimas e as máximas diminuindo de dois a três graus, ficando abaixo dos 20 graus e 30 graus, respectivamente.
“Uma frente fria está avançando pelo Sul do País. Vamos sentir um aumento da temperatura, com condição de chuva para sábado (19) e domingo apenas nebulosidade. Em seguida teremos esse ligeiro declínio da temperatura”, explicou Angela Costa, agrometeorologista do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).
O clima mais agradável e menos abafado deverá se intensificar na segunda quinzena de abril, quando está previsto o ingresso de uma massa de ar de origem polar. A especialista destacou que o outono também terá a influência no fenômeno La Ninã, assim como foi no verão. “O La Ninã deve se manter no início do outubro. Vai chover, mas não atingindo a média climatológica, apesar que já temos uma diminuição no volume de chuvas no outono e mais ainda no inverno”, destacou.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Londrina e região se despedem do verão com chuvas numa quantidade inferior à média histórica para o período. De dezembro até quinta-feira (17) choveu 333 milímetros, enquanto que a média é de 549 milímetros. Na divisão por meses, janeiro registrou 88 milímetros de chuvas, fevereiro 90 milímetros e março 154 milímetros.
“Embora tenha chovido bastante, não foi suficiente devido ao fenômeno La Ninã que está agindo. Com isso as chuvas são irregulares e mal distribuídas. Sistemas polares até entram, mas passam muito rápido, temos bloqueios atmosféricos. No Norte do Brasil acontece ao contrário, com chuva em abundância e em excesso, como tivemos recentemente”, pontuou.
Veja a previsão para a agricultura durante o outono na FOLHA