Uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação e a União de Escoteiros do Brasil (UEB) vai incentivar a prática do escotismo nas escolas da rede estadual de ensino básico. A criação de grupos na rede escolar foi discutida neste final de semana, em Curitiba, com representantes de 20 estabelecimentos de ensino de várias regiões do Estado. O encontro teve a participação da secretária Alcyone Saliba e da presidente regional da UEB, Diva Irene Vieira.
Foram apresentados às escolas os termos do convênio firmado entre a UEB e a Secretaria da Educação, no ano passado, cujo objetivo é o de popularizar e incentivar o escotismo no Estado, utilizando-o como ferramenta educacional. "O escotismo é uma forma poderosa de promover o voluntariado juvenil. Tenho certeza que a parceria entre escola e escotismo só pode render bons frutos", disse Alcyone.
Como parte do incentivo à criação dos grupos, o convênio prevê a realização de um curso, em junho, para formação de aproximadamente 80 chefes de escoteiros, na Universidade do Professor, em Faxinal do Céu. Os participantes deverão ser indicados pelas escolas integrantes do projeto.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
As escolas também serão convidadas para um acampamento de escoteiros, que acontecerá em Matinhos, no litoral, entre os dias 13 e 17 de julho. A previsão é de que 400 estudantes da rede estadual participem do evento, que contará com a presença de cerca de 2.500 pessoas.
De acordo com Luiz Carlos Debiazio, diretor regional da União de Escoteiros do Brasil, o convênio prevê, num segundo momento, a criação de novos grupos. A escolas interessadas podem se cadastrar na própria UEB, pelo telefone 323-1031 ou pelo e-mail [email protected].
Hoje, atuam no Paraná cerca de 110 grupos de escoteiros. Cinco deles funcionam em escolas estaduais. A intenção é fechar o ano com pelo menos 20 grupos montados nos estabelecimentos de ensino.
Outra ação de voluntariado valorizada pela Secretaria da Educação é a criação de clubes jovens do Rotary ou do Lions em escolas estaduais. A Escola Estadual Ernani Vidal, em Curitiba, inaugurou no sábado seu Interact Clube, mobilizando alunos de 13 a 17 anos.
O clube tem o apoio do Rotary Cinquentenário e é o quinto em funcionamento em Curitiba. Em todo o Estado existem cerca de 80 interacts. Cerca de 30 deles funcionam em escolas.