O Ministério dos Transportes poderá revisar o repasse de recursos já anunciados para ampliação do cais oeste no Porto de Paranaguá, caso o governador Roberto Requião (PMDB) não flexibilize sua posição de proibir a exportação de soja transgênica pelo porto.
De acordo com o diretor de Programa de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes, Paulo de Tarso Carneiro, este e outros investimentos já previstos em portos brasileiros serão reanalisados se o ministério tiver que bancar obras de emergência nos demais portos brasileiros que vão receber a soja transgênica.
O Ministério dos Transportes trabalha com a possibilidade do governador Requião rever sua posição até o último momento. Caso isso não ocorra, os técnicos já estão elaborando o plano B que envolve o transporte de soja por ferrovias e hidrovias até os portos de Santos (SP), Rio Grande (RS) e também aos portos catarinenses de Itajaí, Imbituba e São Francisco do Sul.
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O governo quer evitar um problema sério de logística que pode ocorrer com o aumento de custos para os operadores. No mês passado, o Ministério dos Transportes assinou um convênio que prevê o repasse de R$ 150 milhões em recursos federais para obras de ampliação do cais oeste do porto paranaense.
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