Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde

Paraná receberá vacina anti-rábica importada

Redação - Bonde
30 set 2002 às 14:36

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Até o final do ano, o Paraná vai usar uma nova vacina no tratamento anti-rábico humano. Importada da França e envasada no Instituto Butantã, em São Paulo, a nova vacina confere maior imunidade ao paciente, com menos efeitos colaterais. "Antes, nos casos de reação grave, ministrávamos 13 doses. Com a mudança, serão necessárias apenas cinco", explica Paulo Guerra, coordenador do Programa de Raiva da secretaria estadual de Saúde.

No momento, segundo Guerra, a secretaria prepara um treinamento para médicos e enfermeiros dos municípios e regionais de saúde. O curso vai familiarizar os profissionais com o esquema terapêutico da nova vacina e será ministrado por técnicos da secretaria, que foram capacitados em Brasília, no mês de julho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A campanha anti-rábica canina/felina vacinou, este ano, 187 mil animais nos 62 municípios paranaenses que fazem divisa com os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Os principais sintomas do animal infectado são alteração de comportamento (o animal se torna agressivo atacando o próprio dono e outros animais), salivação abundante, dificuldade para engolir, mudança de hábitos alimentares e paralisa das patas traseiras.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Melhores do estado

Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

"Sempre que uma pessoa for mordida ou arranhada por um cão", alerta Guerra, "deve lavar imediatamente o local do ferimento com água corrente e sabão e procurar atendimento médico. Caso necessário, deve iniciar a vacinação preventiva para a que a raiva não se manifeste."
Os principais sintomas da raiva no homem são dores de cabeça e comportamento nervoso. A doença não tem cura e causa a morte em até 20 dias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo