O governo do Paraná vai financiar R$ 229,5 milhões junto à Caixa Econômica Federal para os cinco projetos do PAC da Mobilidade na região metropolitana de Curitiba, visando a Copa do Mundo de 2014.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (14), durante a Escolinha de Governo. Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Lipski, as obras devem começar no início do ano que vem. "São obras arrojadas e que estão sendo projetadas para um horizonte de 30 a 40 anos", destacou.
O PAC da Mobilidade prevê a construção de um corredor metropolitano, que vai interligar os municípios de Colombo, Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Araucária e a implantação de um sistema integrado de monitoramento do trânsito (SIM).
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Também será realizada a requalificação da Avenida Marechal Floriano Peixoto, no trecho da Avenida das Torres – Rui Barbosa até o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e da Avenida das Torres, do limite dos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais até o aeroporto, que terão os semáforos eliminados.
Está prevista ainda a implantação de vias de integração radiais que vão ligar o corredor metropolitano aos municípios por ele atendidos. Os trabalhos vão compreender a criação de uma alça de acesso à Avenida Salgado Filho e de um via que vai ligar a porção Norte do corredor metropolitano à Avenida São Gabriel, em Colombo. Outros dois traçados – na Rua Francisco Derosso e na Avenida da Integração – estão em estudo.