Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paranaenses acompanham anúncio do Genoma

Katia Michelle - Folha do Paraná
12 fev 2001 às 19:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um seleto grupo de pessoas acompanhou, de Curitiba, a análise do resultado das pesquisas do Projeto Genoma Humano, divulgado nos Estados Unidos. O projeto foi tema de conferência transmitida ao vivo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), única instituição no Brasil credenciada para fazer a transmissão.

Na platéia, pelo menos dois profissionais paranaenses se orgulhavam de ter contribuído para o projeto, iniciado há dez anos com o objetivo de determinar a sequência completa do DNA humano. O Projeto Genoma envolveu profissionais de cerca de cem países.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O cientista curitibano Salmo Raskin é um dos dez brasileiros que participam do Projeto Genoma. Sua contribuição foi decifrar o genoma dos brasileiros com fibrose cística, doença pouco diagnosticada no Brasil. Para o cientista, que acompanhou a conferência como expectador, o resultado das pesquisas realizadas em conjunto é essencial para evolução humana.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável


"Agora temos certeza de que a evolução não é proporcional ao número de genes", comenta. A descoberta, revela o cientista, será fundamental para o diagnóstico e tratamento das doenças genéticas, podendo erradicar várias delas.


No entanto, o pesquisador do Centro Genômico de Montreal Marcelo Mira revela que ainda não há como fazer uma estimativa do prazo em que a população estará se beneficiando desses estudos. "Talvez nossos filhos e netos já estejam usufruindo dos resultados do Projeto Genoma", opina Mira. Também de Curitiba ele é responsável pelas pesquisas que identificam os gens relacionados à doenças infecciosas no ser humano.

Os cerca de cem profissionais e estudantes que assistiram a conferência - transmitida do National Human Genome Research Institute (EUA) - não puderam fazer perguntas nem interferências. "Mas é interessante acompanhar simultaneamente as revelações que estão sendo feitas", opinou a estudante do 1º ano do curso de Medicina da PUC, Thais Haren Rufino, 21.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo